Pular para o conteúdo
Economia

Após superar estiagem, produção de milho 2ª safra cresce 42,9% em MS neste ano

IBGE aponta que o Estado ocupa o 4° lugar como maior produtor nacional de milho
Karina Campos -
safra milho
Desempenho da segunda safra do milho (Jonas Oliveira, AEN-PR)

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola referente ao mês de junho de 2025, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (10), indica que a produção de milho 2ª em cresceu 42,9% em 2025. O desempenho fica comparado ao mesmo período do ano passado, quando o Estado enfrentou uma das piores secas dos últimos anos e teve sua produção de milho comprometida.

O boletim aponta que Mato Grosso do Sul ocupa o 4° lugar como maior produtor brasileiro de milho 2ª safra, pois estima uma produção de 11,1 milhões de toneladas em junho. Contudo, a expectativa está prevista, já que o clima foi favorável, diante das chuvas de abril, garantindo umidade no campo para o crescimento dos grãos.

Contudo, Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com participação de 31,5%, seguido pelo Paraná (13,6%), Goiás (11,6%), (9,7%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Minas Gerais (5,5%), que, somados, representaram 79,5% do total. Com relação às participações das regiões brasileiras, tem-se a seguinte distribuição: Centro-Oeste (51,0%), Sul (25,4%), Sudeste (8,9%), Nordeste (8,4%) e Norte (6,3%).

Cana-de-açúcar

Quanto à produção de cana-de-açúcar em junho, o Estado alcança mais de 52,4 milhões de toneladas na 2ª safra. O cenário é de recuperação após impacto dos incêndios de 2024. O último levantamento sobre a cultura elaborado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) apontava que comportamento climatológico no centro-sul de MS ficou caracterizado por chuvas abaixo da média. Portanto, houve distribuição desuniforme e ocorrência de fortes e duradouras ondas de calor.

Logo, esse cenário impactou significativamente a produtividade da safra 2024/25. Sendo assim, o regime de chuvas na região norte, desde novembro de 2024, comportou-se de forma favorável. Sendo de recuperação em canaviais que sofreram com a estiagem no começo do ciclo.

Safra de soja

A estimativa de junho para a foi de 165,1 milhões de toneladas no Brasil. Quanto ao milho, a estimativa foi de 131,4 milhões de toneladas (26,0 milhões de toneladas de milho na 1ª safra e 105,4 milhões de toneladas de milho na 2ª safra). A produção do arroz (em casca) foi estimada em 12,3 milhões de toneladas; a do trigo em 8,0 milhões de toneladas; a do algodão herbáceo (em caroço) em 9,3 milhões de toneladas; e a do sorgo, em 4,3 milhões de toneladas.

Assim, a estimativa da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou variação anual positiva para as regiões Centro-Oeste (17,5%), Sul (8,2%), Sudeste (14,7%), Nordeste (9,2%) e Norte (15,2%). Quanto à variação mensal, apresentaram crescimento o Norte (0,6%), o Nordeste (0,4%) e o Sul (0,5%), enquanto o Sudeste (0,0%) e o Centro-Oeste (0,0%) mantiveram as estimativas do mês anterior.

ibge
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (Divulgação, IBGE)

Cereais de inverno

O IBGE informa que os principais cereais de inverno produzidos no Brasil são o trigo, a aveia branca e a cevada. Com relação ao trigo (em grão), a produção deve alcançar 8,0 milhões de toneladas, declínio de 0,6% em relação ao mês anterior e crescimento de 5,9% em relação a 2024.

A Região Sul deve responder por 86,2% da produção tritícola nacional em 2025. No Rio Grande do Sul, principal produtor do país, com 47,9% do total nacional, a produção deve alcançar 3,8 milhões de toneladas, 3,2% maior do que o volume produzido em 2024.

A área plantada e a área a ser colhida devem cair 7,6%, enquanto o rendimento médio apresenta crescimento de 11,7%. No Paraná, segundo maior produtor brasileiro de trigo, com participação de 33,6% no total, a produção foi estimada em 2,7 milhões de toneladas, declínio de 1,8% em relação ao mês anterior e crescimento de 13,5% em relação ao volume produzido em 2024, quando a produção foi severamente afetada por problemas climáticos.

*Os dados estatísticos do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola podem apresentar atualizações após revisão de dados acrescentados do IBGE.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso por manter mulher sob cárcere privado

Morada dos Baís reabre as portas e retoma atividades em Campo Grande

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

A Proteção Jurídica do Consumidor nas Compras Online

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Presidente do STJ faz visita institucional e fala em ampliação do Tribunal de Justiça em MS

Últimas Notícias

Loterias

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Acumulou e está estimado em R$ 8 milhões para o próximo sorteio

Trânsito

BR-163 é liberada seis horas após acidente com quatro carretas e explosão

Ninguém ficou ferido

Esportes

Fluminense tem gol e pênalti anulados e vê Bahia largar em vantagem na Copa do Brasil

A partida começou com equilíbrio, mas também com dificuldades claras de criação

Polícia

Carreta carregada com gado tomba em Campo Grande

Alguns animais morreram no local