Pular para o conteúdo
Economia

Após superar estiagem, produção de milho 2ª safra cresce 42,9% em MS neste ano

IBGE aponta que o Estado ocupa o 4° lugar como maior produtor nacional de milho
Karina Campos -
safra milho
Desempenho da segunda safra do milho (Jonas Oliveira, AEN-PR)

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola referente ao mês de junho de 2025, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (10), indica que a produção de milho 2ª em cresceu 42,9% em 2025. O desempenho fica comparado ao mesmo período do ano passado, quando o Estado enfrentou uma das piores secas dos últimos anos e teve sua produção de milho comprometida.

O boletim aponta que Mato Grosso do Sul ocupa o 4° lugar como maior produtor brasileiro de milho 2ª safra, pois estima uma produção de 11,1 milhões de toneladas em junho. Contudo, a expectativa está prevista, já que o clima foi favorável, diante das chuvas de abril, garantindo umidade no campo para o crescimento dos grãos.

Contudo, Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com participação de 31,5%, seguido pelo Paraná (13,6%), Goiás (11,6%), (9,7%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Minas Gerais (5,5%), que, somados, representaram 79,5% do total. Com relação às participações das regiões brasileiras, tem-se a seguinte distribuição: Centro-Oeste (51,0%), Sul (25,4%), Sudeste (8,9%), Nordeste (8,4%) e Norte (6,3%).

Cana-de-açúcar

Quanto à produção de cana-de-açúcar em junho, o Estado alcança mais de 52,4 milhões de toneladas na 2ª safra. O cenário é de recuperação após impacto dos incêndios de 2024. O último levantamento sobre a cultura elaborado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) apontava que comportamento climatológico no centro-sul de MS ficou caracterizado por chuvas abaixo da média. Portanto, houve distribuição desuniforme e ocorrência de fortes e duradouras ondas de calor.

Logo, esse cenário impactou significativamente a produtividade da safra 2024/25. Sendo assim, o regime de chuvas na região norte, desde novembro de 2024, comportou-se de forma favorável. Sendo de recuperação em canaviais que sofreram com a estiagem no começo do ciclo.

Safra de soja

A estimativa de junho para a foi de 165,1 milhões de toneladas no Brasil. Quanto ao milho, a estimativa foi de 131,4 milhões de toneladas (26,0 milhões de toneladas de milho na 1ª safra e 105,4 milhões de toneladas de milho na 2ª safra). A produção do arroz (em casca) foi estimada em 12,3 milhões de toneladas; a do trigo em 8,0 milhões de toneladas; a do algodão herbáceo (em caroço) em 9,3 milhões de toneladas; e a do sorgo, em 4,3 milhões de toneladas.

Assim, a estimativa da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou variação anual positiva para as regiões Centro-Oeste (17,5%), Sul (8,2%), Sudeste (14,7%), Nordeste (9,2%) e Norte (15,2%). Quanto à variação mensal, apresentaram crescimento o Norte (0,6%), o Nordeste (0,4%) e o Sul (0,5%), enquanto o Sudeste (0,0%) e o Centro-Oeste (0,0%) mantiveram as estimativas do mês anterior.

ibge
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (Divulgação, IBGE)

Cereais de inverno

O IBGE informa que os principais cereais de inverno produzidos no Brasil são o trigo, a aveia branca e a cevada. Com relação ao trigo (em grão), a produção deve alcançar 8,0 milhões de toneladas, declínio de 0,6% em relação ao mês anterior e crescimento de 5,9% em relação a 2024.

A Região Sul deve responder por 86,2% da produção tritícola nacional em 2025. No Rio Grande do Sul, principal produtor do país, com 47,9% do total nacional, a produção deve alcançar 3,8 milhões de toneladas, 3,2% maior do que o volume produzido em 2024.

A área plantada e a área a ser colhida devem cair 7,6%, enquanto o rendimento médio apresenta crescimento de 11,7%. No Paraná, segundo maior produtor brasileiro de trigo, com participação de 33,6% no total, a produção foi estimada em 2,7 milhões de toneladas, declínio de 1,8% em relação ao mês anterior e crescimento de 13,5% em relação ao volume produzido em 2024, quando a produção foi severamente afetada por problemas climáticos.

*Os dados estatísticos do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola podem apresentar atualizações após revisão de dados acrescentados do IBGE.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional