Em agosto, o índice das famílias endividadas na Capital ficou em 65,6%, queda expressiva se comparada ao mês anterior (66,2%). Os dados são da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgados nesta quarta-feira (10).
Conforme Regiane Dede de Oliveira, economista do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) da Fecomércio-MS, o indicador é importante, pois aponta que mais famílias saíram da zona de inadimplência, resgatando seu poder de compra.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“Estamos falando de 10,2 mil famílias e, para a economia, o impacto é positivo, ainda mais que seguimos para o último trimestre do ano, importante para o varejo”, afirma.
Já na análise por tipo de dívida, o cartão de crédito segue predominante, porém estável em relação ao mês de julho: 72% dos endividados o utilizaram em agosto. Os carnês aparecem em segundo lugar, utilizado por 19,5% das famílias (em julho, eram 18,9%). Financiamento de casa e de carro seguem com 10,96% e 10,7%, respectivamente. A média de dias em atraso também diminuiu: de 67 dias em julho, para 65 em agosto.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.