Perdeu prazo para sacar valores esquecidos? Saiba o que fazer para não deixar dinheiro para trás

Há um prazo de seis meses para requerer judicialmente o reconhecimento do direito aos depósitos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
escola dinheiro
Ilustrativa (Arquivo, Jornal Midiamax)

Terminou na quarta-feira (16) o prazo para sacar recursos esquecidos no sistema financeiro brasileiro. Mais de R$ 8 bilhões estavam disponíveis para 45 milhões de pessoas, segundo o Banco Central. Com o fim do prazo, conseguir o dinheiro agora fica mais difícil.

De acordo com a Lei 14.973/2024, o Ministério da Fazenda vai publicar no Diário Oficial da União, edital que relaciona os valores recolhidos, indicando a instituição depositária, a agência e a natureza e o número da conta do depósito e estipulará prazo de 30 dias, contado da data de sua publicação, para que os respectivos titulares contestem o recolhimento efetuado.

Há, ainda, um prazo de seis meses para requerer judicialmente o reconhecimento do direito aos depósitos, cuja contagem só se inicia após a publicação do edital pelo Ministério da Fazenda, conforme esclarece o Banco Central.

Valores a receber

O SVR (Sistema de Valores a Receber) é um serviço do Banco Central no qual você pode consultar se você, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição e, caso tenha, saber como solicitar o valor.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados