Monitor do PIB da FGV mostra que FBCF subiu 3,2% no trimestre móvel terminado em fevereiro
A exportação de bens e serviços cresceu 14,2% no trimestre
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontou um crescimento de 0,8% na atividade econômica em fevereiro, em comparação a janeiro, considerando-se dados com ajuste sazonal. Já a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 3,2% no trimestre móvel terminado em fevereiro, sendo este o primeiro crescimento desde o trimestre encerrado em maio de 2023, informou a FGV nesta terça-feira, 16.
“Desde o final do ano passado a FBCF tem mostrado tendência ascendente, principalmente pelas menores retrações do componente de máquinas e equipamentos. No entanto, ainda assim continuou negativa até o resultado de fevereiro. Destaca-se que todos os componentes da construção cresceram, padrão que deve permanecer ao longo do ano, considerando-se a base de comparação baixa e a continuidade do ciclo de corte de juros em 2024”, informou a FGV em nota.
A exportação de bens e serviços cresceu 14,2% no trimestre móvel terminado em fevereiro, com a contribuição positiva de praticamente todos os segmentos exportados, embora o desempenho de produtos agropecuários e da extrativa mineral sejam os de maior expressão, representando mais de 70% do crescimento das exportações. A única retração registrada foi na exportação de bens de capital, disse a entidade.
De acordo com a FGV, a importação de bens e serviços também registrou alta, de 9,2% no trimestre móvel findo em fevereiro. À exceção de produtos da extrativa mineral, a importação de todos os segmentos cresceu. Os principais destaques são a importação de bens intermediários e de serviços.
Após ter apresentado fortes quedas em 2023, a importação de bens intermediários voltou a crescer, o que pode ser bom indicativo para a indústria de transformação, atividade com forte utilização de produtos importados em seu processo produtivo.
Em termos monetários, estima-se que o PIB, no primeiro bimestre de 2024, em valores correntes, tenha sido de R$ 1,996 trilhão.
Segundo a FGV, a taxa de investimento em fevereiro de 2024 foi de 15,1%, na série a valores correntes. Este resultado é menor que a taxa de investimento média mensal considerando o período desde janeiro de 2015 e desde janeiro de 2000.
Notícias mais lidas agora
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
- Pedestre morre atropelado na zona rural de Campo Grande e motorista foge sem prestar socorro
- Motociclista morre após bater em poste na Avenida Duque de Caxias
Últimas Notícias
STJ derruba decisão e município deve revisar contrato com o Consórcio Guaicurus
Apesar de perícia atestar lucro milionário, empresários do ônibus querem mais dinheiro público
Árvores interditam avenidas de Campo Grande após temporal
Campo Grande registrou mais de 47 milímetros de chuva nas últimas horas
Deputados votam projetos sobre reajustes, reestruturações de cargos e benefícios para servidores públicos de MS
Quatro projetos serão discutidos nesta quinta-feira (21)
Com vagas de nível médio, Semed divulga seleção para assistente de educação infantil
A remuneração prevista é de R$ 1.900,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas por semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.