Mato Grosso do Sul deve produzir 11,4 milhões de toneladas de milho na segunda safra

Atraso na colheita de soja pode impactar no plantio do milho

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Agro Agência)

A produção de milho na segunda safra deve chegar a 11,485 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul. O montante representa redução de 14% em relação à safra passada. Os dados são da Aprosoja/MS (Associação dos produtores de soja de MS).

O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc explica que “com um possível atraso na finalização do ciclo da soja, poderá ocorrer uma redução na janela de plantio do milho. Apesar disso, a orientação técnica é de que o produtor evite plantios tardios, com o intuito de mitigar perdas de produtividade por fatores relacionados ao clima e à incidência de insetos-praga, como a cigarrinha”.

Período ideal para o plantio vai até março

De acordo com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o período de plantio do cereal se estende até o dia 31 de março. Em Mato Grosso do Sul, com base no histórico de condições ambientais, o departamento técnico da Aprosoja/MS salienta que a melhor janela para o plantio se concentra entre os dias 13 de janeiro e 10 de março, período de implantação de aproximadamente 70% das áreas.

Com avanço de 1,8 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano anterior, o plantio do milho iniciado em 12 de janeiro, atingiu cerca de 40 mil hectares, equivalente a 2% da área total estimada. A região centro está com o plantio mais avançado, com média de 2,3%, enquanto o sul e o norte estão com média de 1,7% cada.

Conteúdos relacionados

imposto de renda