Pular para o conteúdo
Economia

Juros: Taxas recuam com otimismo sobre política monetária do Fed e Copom

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 encerrou em 9,930%
Diego Alves -

Os juros futuros fecharam esta primeira sessão de fevereiro com viés de queda. Embora o comunicado do não tenha trazido novidades em relação ao anterior, de dezembro, o texto reforçou a confiança do mercado no processo de distensão monetária.

O sinal de baixa dos rendimentos dos Treasuries e do serviu de referência para a curva local, reforçadas as perspectivas de cortes nos juros também no exterior, ainda que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, tenha ontem minimizado a chance de uma redução em março.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 encerrou em 9,930%, de 9,953% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2026 passou de 9,63% para 9,61%. A taxa do DI para janeiro de 2027 fechou em 9,75% (9,78% ontem) e a do DI para janeiro de 2029 caiu de 10,22% para 10,19%.

A agenda e o noticiário esvaziados no Brasil e o Copom dentro do esperado deixaram o mercado doméstico hoje mais do exterior.

Nos Treasuries, a trajetória baixista foi definida ainda pela manhã, após alta inesperada dos pedidos semanais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, nesta véspera de divulgação do payroll de janeiro.

No começo da tarde, os rendimentos aceleraram o recuo e tocaram mínimas, refletindo a possibilidade de uma crise dos bancos regionais nos Estados Unidos expostos ao setor imobiliário, decorrente do aperto monetário do Fed, após o New York Community Bancorp (NYCB) registrar inesperado prejuízo no quarto trimestre

As taxas aqui acompanharam e também tocaram as mínimas do dia. O yield da T-Note de dez anos desceu até os 3,82%, mas no fim da tarde estacou em 3,85% (3,95% ontem).

Embora Powell tenha dito ser improvável uma queda de juros no primeiro trimestre, o mercado segue embutindo um orçamento em torno de 150 pontos de alívio monetário nos Estados Unidos em 2024. O início dos cortes de juros pelo Fed é visto pelos economistas como um possível catalisador para o Copom acelerar o ritmo de redução da Selic, dada a possibilidade de reduzir ainda mais as expectativas de inflação. “Teria um efeito positivo sobre o câmbio e para o cenário inflacionário”, afirma o estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz.

Sobre o Copom, Cruz destaca que, mesmo dentro do esperado, ao garantir ao menos mais dois cortes de 0,5 ponto porcentual da Selic, que ontem foi reduzida para 11,25%, o comunicado mantém a viabilidade de uma taxa terminal abaixo de 9%. “A sinalização do Copom mostra ser possível os 8,5% previstos no Boletim Focus”, afirma.

Em relatório, o economista-chefe do Banco Fibra, Marco Maciel, lembra que, além de manter a sinalização de cortes de 0,5 ponto no juro básico nas próximas reuniões, o comunicado deslocou um pouco mais o horizonte da política monetária de 2024 para 2025. “É importante lembrar que as projeções do Copom para 2024 e 2025 se encontram em 3,5% e 3,2%, respectivamente. Logo, à medida que 2025 se torna o período mais relevante para a convergência da inflação ao centro da meta, o Copom pode ousar reduzir a Selic mais expressivamente em 2024 (para 8,5% por exemplo) em relação aos quase 9% precificados pela curva”, diz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Chile

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Últimas Notícias

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado

Política

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Lula sugeriu que Trump 'reveja alguns de seus posicionamentos' quando voltados a interferir em assuntos internos do Brasil