Pular para o conteúdo
Economia

Fenabrave diz que crédito mais barato deve fazer mercado de carros acelerar em 2024

Entidade projeta aumento de 12% nas vendas em 2024
Gabriel Maymone -
Veículos (Rafa Neddermeyer, Agência Brasil)

A , associação das concessionárias de automóveis, baseou suas previsões de aceleração das vendas de veículos na tendência de melhora no crédito, com a queda dos juros e da contribuindo para que as taxas fiquem mais baixas ao consumidor.

Nesta quinta-feira, 4, a entidade projetou crescimento de 12% das vendas de veículos em 2024, depois da alta de 9,7% registrada no ano passado na soma de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e . A Anfavea, que representa as montadoras, apresentou no mês passado previsões mais conservadoras, projetando alta de 7% do mercado em 2024.

Apesar da perspectiva de menor crescimento da economia, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, destacou que o setor espera contar com mais crédito este ano.

“Acho que será um ano melhor do que 2023, com menos turbulência. A Fenabrave esta otimista e espero, no meio do ano, rever isso as previsões para cima”, declarou o executivo durante apresentação dos prognósticos à imprensa.

Segundo a economista Tereza Fernandez, responsável por traçar o cenário macroeconômico que fundamenta as previsões da Fenabrave, a inadimplência começou a desacelerar, permitindo uma menor insegurança dos bancos nas concessões de crédito. Assim, pontuou, o crédito começa a subir na margem.

“Se não tiver susto maior, a tendência é de crédito crescente, e não cadente em 2024. O setor automotivo depende de crédito e vamos ter crédito”, afirmou Tereza. “O cenário no Brasil não é explosivo, mas também não é ruim”, acrescentou.

Ela ponderou, no entanto, que, em meio ao consenso do mercado de que o governo não vai entregar a meta de zerar o déficit das contas públicas em 2024, as incertezas fiscais ainda representam o grande risco à trajetória de queda dos juros.

O otimismo da Fenabrave leva em conta ainda uma safra robusta no campo, com maior renda dos produtores, o que favorece as vendas de caminhões, segmento no qual a entidade prevê crescimento de 10% em 2024.

No mercado de ônibus, onde a expectativa é de aumento de 20% das vendas, a avaliação é de que o segmento deve ser beneficiado pela migração de passageiros para as viagens por rodovias, dado o aumento nos preços das passagens aéreas. Fora isso, as revendas aguardam um aumento nos pedidos de ônibus escolares pelo governo.

Já no mercado de motos, o crescimento de 16% previsto pela Fenabrave considera a normalização da produção das montadoras no polo industrial de (AM), onde houve, no fim do ano passado, dificuldades de recebimento de peças e escoamento da produção por causa da seca severa que impediu a navegação de navios cargueiros pelo rio Amazonas e afluentes.

(Agência Estado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caravana da Sudeco leva crédito com até 80% de aval para pequenos negócios em MS

‘Muita maldade acontecendo com as crianças’, dizem gestores de igrejas que farão oração em praça nesta segunda

‘Merece cadeia’, diz Nikolas Ferreira sobre primo preso por tráfico de drogas

Motorista é flagrado dirigindo embriagado e na contramão na MS-156

Notícias mais lidas agora

Para escapar de indenizar clientes, Consórcio Guaicurus diz à Justiça que ‘não transporta passageiros’

Morto a tiro: professor, líder do Comando Vermelho, contrabandeava armas da fronteira com MS

carlos alberto de assis

Justiça suspende liminar e mantém Carlos Alberto Assis na Agems

Imóvel disponível no leilão

Leilão oferta casas e apartamentos com lances a partir de R$ 73 mil

Últimas Notícias

Polícia

Família é feita refém durante roubo de caminhonete e bandido morre em confronto com a polícia

Família foi feita refém na noite de domingo (1º)

Transparência

Adriane autoriza R$4,3 milhões de gastos fora do orçamento anual

Os créditos excedentes vão atender, especialmente, o setor assistencial do município.

Política

Em MS, quem não pagou licenciamento e IPVA pode quitar dívida na hora e evitar apreensão

Medida publicada na edição desta segunda diz que regra nova visa reduzir gastos dos inadimplentes

Esportes

Libertadores e Sul-Americana tem confrontos definidos; confira

Flamengo x Internacional é o grande destaque pela Libertadores