Pular para o conteúdo
Economia

Caiu na malha fina? Receita Federal abre nova consulta a lote do Imposto de Renda

Confira quais contribuintes terão prioridade neste lote
Jennifer Ribeiro -
imposto de renda
Aplicativo do Imposto de Renda (Arquivo, Jornal Midiamax)

Desde as 9h desta quinta-feira (23), estão abertas as consultas ao lote da malha fina de outubro. Assim, os contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco já podem conferir se receberão a restituição. Vale ressaltar que o lote também contempla as restituições residuais de anos anteriores.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o Fisco, 264.602 contribuintes poderão sacar a restituição em todo o Brasil. Este ano, os contribuintes gaúchos, vítimas das enchentes no , estão inclusos na lista de prioridades.

Fazem parte da lista de prioridades os contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do ou usaram a declaração pré-preenchida.

Em segundo lugar na lista, têm prioridades as pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Depois, os contribuintes residentes do Rio Grande do Sul e idosos acima de 80 anos. Por fim, tem prioridade os contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Consulta e pagamento

Para realizar a consulta, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet. Em seguida, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois, “Consultar a Restituição”. É possível também realizar a consulta no aplicativo da para tablets e celulares.

O pagamento do lote será realizado em 31 de outubro, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte não estiver na lista, deverá entrar em contato por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no . Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de 1 ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Últimas Notícias

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana. O objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

10 pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações

Emprego e Concurso

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Salários variam de R$ 1.576,50 a R$ 4.466,75

Esportes

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Após a partida, Neymar atendeu a imprensa, e reagiu de forma impaciente à pergunta feita pelo repórter da Cazé TV