Caiu na malha fina? Receita Federal abre nova consulta a lote do Imposto de Renda

Confira quais contribuintes terão prioridade neste lote

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
imposto de renda
Aplicativo do Imposto de Renda (Arquivo, Jornal Midiamax)

Desde as 9h desta quinta-feira (23), estão abertas as consultas ao lote da malha fina de outubro. Assim, os contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco já podem conferir se receberão a restituição. Vale ressaltar que o lote também contempla as restituições residuais de anos anteriores.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o Fisco, 264.602 contribuintes poderão sacar a restituição em todo o Brasil. Este ano, os contribuintes gaúchos, vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, estão inclusos na lista de prioridades.

Fazem parte da lista de prioridades os contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida.

Em segundo lugar na lista, têm prioridades as pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Depois, os contribuintes residentes do Rio Grande do Sul e idosos acima de 80 anos. Por fim, tem prioridade os contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Consulta e pagamento

Para realizar a consulta, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet. Em seguida, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois, “Consultar a Restituição”. É possível também realizar a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e celulares.

O pagamento do lote será realizado em 31 de outubro, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte não estiver na lista, deverá entrar em contato por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de 1 ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

receita federal restituição imposto de renda