Pular para o conteúdo
Economia

Após baixa em maio, indústria de MS registra alta de 14,1% em relação a junho do ano passado

O Estado foi o terceiro com maior alta nesse período, impulsionado principalmente pela indústria da celulose
Valesca Consolaro -
Produção de celulose. (Freepik)

Em junho deste ano, a indústria de Mato Grosso do Sul registrou um crescimento de 14,1% em comparação com o mesmo mês de 2023. Conforme pesquisa dos Indicadores Conjunturais da Indústria, divulgado nesta quinta-feira (8), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado foi o terceiro com maior alta nesse período, impulsionado principalmente pela indústria da celulose.

Segundo o IBGE, no país, na comparação do mesmo período, a indústria mostrou crescimento de 3,2%, com 11 dos 18 locais pesquisados apontando resultados positivos.

O ranking das altas nos números de junho de 2023 e 2024 são liderados pelo Maranhão (17,3%), seguido do Rio Grande do Norte (15,2%), Mato Grosso do Sul (14,1%), Ceará (11,1%) e Pará (10,5%), locais que assinalaram as expansões de dois dígitos e as mais acentuados nesse mês.

Conforme explicado pelo órgão, a alta é impulsionada, na maioria, pelas atividades de celulose, papel e produtos de papel (celulose) e metalurgia (óxido de alumínio).

Maiores produções

A relação do IBGE indica que as maiores produções estão associadas:

  • ao coque, com produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel e álcool etílico),
  • aos produtos alimentícios (carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja e açúcar VHP)
  • à celulose, com papel e produtos de papel (celulose).
  • aos artefatos do couro, com artigos para viagem e calçados (calçados esportivos de couro e calçados de material sintético moldado de uso infantil),
  • aos produtos têxteis (fios de algodão retorcidos, tecidos de algodão tintos ou estampados, fitas de tecidos, tecidos de algodão crus ou alvejados e tecidos de malha de fibras sintéticas ou artificiais),
  • à confecção de artigos do vestuário e acessórios (calcinhas, sutiãs e cintas-sutiãs),
  • aos produtos de metal (rolhas, tampas ou cápsulas metálicas, construções pré-fabricadas de metal e latas de alumínio para embalagem) e metalurgia (barras, vergalhões, fio-máquina e outros produtos longos relaminados de aço),
  • e às indústrias extrativas (minérios de ferro, de cobre, de alumínio e de manganês em bruto ou beneficiados).

Baixa em maio

Em maio, no período de um ano, a produção industrial em Mato Grosso do Sul registrou um recuo de, ficando com -5,5% na comparação entre maio de 2023 e 2024, sendo a terceira queda mais expressiva do país.

Conforme os dados divulgados pelo IBGE, o maior recuo ocorreu no , com -22,7%. Isso ocorreu principalmente em razão do impacto causado pelas chuvas ocorridas em maio de 2024 e que afetaram o setor produtivo local.

Em seguida, ficou o Espírito Santo (-6,4%), Mato Grosso do Sul (-5,5%), Amazonas (-5,0%), Minas Gerais (-5,0%), Paraná (-2,1%) e Pará (-1,1%), completando o conjunto de locais com recuo na produção no índice mensal de maio de 2024.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TJ-MS derruba decisão que rejeitava ação contra ex-prefeito e 11 ex-vereadores de Lada´rio

dourados

Prefeitura de Dourados emite alerta de golpe com uso de brasão do município

Defesa de Lucas de Lima fala em ‘perseguição’ do PDT ao rejeitar volta ao partido

Mato Grosso do Sul deve ganhar 665 novos reservatórios de água para atender famílias assentadas e quilombolas

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

avião

Monomotor faz pouso de emergência na BR-101 de Santa Catarina

Últimas Notícias

Transparência

Justiça proíbe Prefeitura de Paranaíba de gastar com festas e publicidade até construir UTR

Unidade de Tratamento de Resíduos era parte de acordo para dar fim a lixões de Paranaíba e discutido na Justiça há quase 20 anos. Cronograma da UTR sofreu atrasos

Cotidiano

Mora de aluguel? Declarar essa despesa à Receita Federal é obrigatório; saiba como fazer

Aluguel é rendimento tributável por parte do locador e uma despesa por parte do inquilino

Polícia

VÍDEO: Após colisão, BMW vai parar em canteiro nos altos da Avenida Afonso Pena

Após bater e perder o controle, um veículo modelo BMW foi parar no canteiro da Avenida Afonso Pena, próximo à Vila Morena, espaço de eventos de Campo Grande. O acidente acontece no final da manhã deste sábado (5), e envolveu, aparentemente, dois veículos de luxo. Vídeo gravado por testemunhas, e divulgados em uma página de … Continued

Polícia

VÍDEO: Homem se pendura em poste para furtar fios de energia

Flagra foi registrado no bairro Guanandi II