Pular para o conteúdo
Economia

Volume de serviços cai 1,6% em abril e Mato Grosso do Sul registra pior índice do quadrimestre

MS foi o único estado que não registrou expansão na receita real de serviços
Lethycia Anjos -
(Foto: Marcos Ermínio, Midiamax/Arquivo)

O setor de serviços no recuou 1,6%, em abril de 2023 em comparação com março. O resultado vem após um ganho de 2,1% entre fevereiro e março. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o setor registrou um avanço de 2,7%. No quadrimestre, Mato Grosso do Sul registrou influência negativa sobre índice nacional, -0,2%.

Com isso, o volume de serviços ficou 10,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 2,9% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a retração de 1,6%, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada por quatro das cinco atividades investigadas.

Entre os setores em destaque estão o de transportes (-4,4%), que devolveu parte do ganho acumulado (7,5%) entre fevereiro e março. Os demais recuos vieram dos serviços de informação e comunicação (-1,0%); dos profissionais, administrativos e complementares (-0,6%); e dos outros serviços (-1,1%).

A única atividade em expansão foram os serviços prestados às famílias (1,2%), que recuperaram parte da perda acumulada (-2,2%) entre fevereiro e março.

MS registra pior índice no primeiro quadrimestre de 2023

Em abril, o volume de serviços registrou recuou em 26 das 27 Unidades da Federação em comparação a março. Ceará foi o único estado que obteve uma contribuição positiva no mês. Em Mato Grosso do Sul o recuo foi de -6,6%, o terceiro pior índice.

No quadrimestre, dentre as 27 Unidades da Federação, Mato Grosso do Sul foi o único Estado que obteve influência negativa sobre índice nacional (-0,2%) e não registrou expansão na receita real de serviços. Os dados mostram que no acumulado dos primeiros quatro meses de 2023 frente a igual período do ano anterior, o avanço do volume de serviços no Brasil foi de 4,8%.

O principal impacto positivo foi registrado em (2,4%), seguido por Rio de Janeiro (5,8%), Minas Gerais (8,4%), Paraná (10,5%) e Santa Catarina (10,4%).

Frente a abril de 2022, o avanço do volume de serviços no Brasil (2,7%) foi acompanhado por 23 das 27 Unidades da Federação. Entre os estados que em destaque estão Minas Gerais (6,9%), Paraná (8,7%), Santa Catarina (10,7%), São Paulo (0,6%) e Rio Grande do Sul (5,3%).

Em sentido oposto, Mato Grosso do Sul (-1,3%), Alagoas (-1,8%) e Amapá (-4,2%) obtiveram os únicos resultados negativos do mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Incêndio destrói oficina após idoso colocar fogo em latinha no Centenário 

Jão anuncia pausa na carreira após show no Lollapalooza

Lula venceria Bolsonaro se a eleição fosse hoje, diz Datafolha

VÍDEO: Peão é socorrido em estado grave após cair de touro durante rodeio

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Moradores reclamam de ponto de ônibus ‘engolido’ por matagal no Residencial Nelson Trade

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Ed Sheeran usou as redes sociais para brincar com a febre dos vídeos de “rotina da manhã” que dominam as plataformas digitais. Com bom humor, o cantor publicou um vídeo ironizando os conteúdos produzidos por influenciadores, que costumam mostrar uma sequência interminável de atividades realizadas antes mesmo do meio-dia. “Todo mundo está dizendo que parece … Continued

Polícia

Condutor perde controle e veículo tomba para fora da pista em rodovia de MS

Acidente aconteceu no trecho que liga Miranda a Bodoquena, no início da tarde deste sábado (5)

Brasil

STF põe fim à discussão acerca da criação do ensino domiciliar

Decisão indica que modalidade só poderia ser criada por meio de lei federal, conduzida pelo Congresso Nacional

Polícia

Colisão frontal entre picape e carreta na BR-262 deixa um ferido em Aquidauana

Motorista do veículo de passeio sofreu ferimentos na perna e foi levado para o hospital