Pular para o conteúdo
Economia

Serviços do BC podem ser acessados por nome social cadastrado na Receita

O Banco Central informou que o nome social já pode ser utilizado para entrar em contato com o Fale Conosco do órgão e acessar serviços como pedidos de informação e registro de reclamações contra bancos ou outros regulados pela autarquia. Segundo o BC, a opção já está disponível desde o dia 23 de janeiro, mas … Continued
Agência Estado -
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília. (Divulgação)

O Banco Central informou que o nome social já pode ser utilizado para entrar em contato com o Fale Conosco do órgão e acessar serviços como pedidos de informação e registro de reclamações contra bancos ou outros regulados pela autarquia.

Segundo o BC, a opção já está disponível desde o dia 23 de janeiro, mas há exigência de que o nome social esteja previamente cadastrado na base de dados da Receita Federal, com a qual o órgão tem convênio. No Registrato, sistema do BC em que o cidadão pode consultar suas informações financeiras, o uso do nome social já ocorre desde outubro de 2022.

Segundo o BC, com a medida, as informações emitidas pelo BC com características de documento oficial, como os relatórios do Registrato, terão em destaque o nome social do usuário, mas acompanhado de seu nome civil.

“A utilização do nome social nesses sistemas é uma forma de respeito às pessoas que optaram por adotar o nome que melhor as representa. É um exercício de cidadania e de respeito à diversidade”, afirma o chefe de subunidade no Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central (Deati), João Paulo Borges, em nota divulgada pelo BC.

Borges explica que, quando o cidadão inserir ou informar seu CPF nos canais de comunicação do BC, vai ser cruzado com as informações da Receita e o atendente será avisado sobre o nome social, se for o caso. Se o atendimento for pela internet, o nome social vai aparecer na tela.

Chefe da Divisão de Atendimento ao Cidadão do BC, Glauce Nonato Pires afirma que o canal de atendimento telefônico da autarquia já está adaptado. “O atendente poderá perguntar ao cidadão se ele prefere ser tratado pelo nome social ou pelo nome civil”, diz.

As demandas que chegarem ao BC pela plataforma Fala.BR, da Controladoria Geral da União (CGU), contudo, não poderão ser encaminhadas com o nome social, já que esse ambiente não conta com a opção de incluir o nome social no cadastro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Calderano atropela tunisiano e avança à 3ª rodada do Mundial de tênis de mesa

Protagonista de ‘Do Sul’ diz que filme exalta ao mundo nossa cultura e identidade

Ex-namorada se pronuncia após acusações graves de Davi Brito: ‘Falta de fundamento’

Quatro são presos em operação contra abusadores de crianças em MS

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

PGR denuncia Waldir Neves pela segunda vez por lavagem de dinheiro

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Com 118 mortes, Campo Grande passa de 1,3 mil casos de doenças respiratórias

Últimas Notícias

Transparência

Casa Abrigo de Aparecida do Taboado vira alvo do MP-MS

Foi instaurado inquérito civil para apurar prestação do serviço

Transparência

Segunda contratação de advogado sem licitação em Ladário vira alvo do MPMS

Promotoria recomendou ao prefeito de Ladário, Munir Sadeq Ramunieh (PSDB), que rescinda mais um contrato de prestação de serviço jurídico com as mesmas atribuições da Advocacia-Geral do Município

Cotidiano

Preço do ovo em Campo Grande pode cair mais com caso de gripe aviária no Brasil

Proteína ficou bem mais cara na quaresma, em Campo Grande

Brasil

38 cisnes e patos de zoológico no RS morreram por gripe aviária, diz governo

Local está fechado para visitação por tempo indeterminado