Pular para o conteúdo
Economia

Regulamentação do trabalho por aplicativos deve sair em janeiro

O principal objetivo do governo ao mediar as negociações entre trabalhadores e empresas é garantir condições decentes de trabalho
Agência Estado -
detran
Agente tem aplicativo em mãos para multas infratores (Foto: Kísie Ainoã/Jornal Midiamax)

A proposta do governo sobre a regulamentação das atividades de trabalhadores por aplicativos de transporte de passageiros deve ser assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e enviada ao em janeiro de 2024.

Segundo o ministro do e Emprego, Luiz Marinho, o principal objetivo do governo ao mediar as negociações entre trabalhadores e empresas é garantir condições decentes de trabalho. 

“Nós temos um salário mínimo vigente, e essa é a base número um de qualquer debate sobre mercado de trabalho. Não pode ter ninguém que chegou no final do mês, ficou à disposição de uma empresa e ganha menos que um salário mínimo. Isso é uma aberração econômica”, disse o ministro nesta quinta-feira (21), em conversa com jornalistas, em

Segundo ele, a base do acordo fechado entre trabalhadores e empresas prevê garantia à previdência e remuneração pelo valor hora trabalhado, além do pagamento mensal de fatores como desgaste do material do veículo e reposição de despesas.  

“Chegou-se a uma base de acordo que terá garantia à previdência, portanto ao seguro que a previdência oferece de garantia para contar o tempo de serviço para aposentadoria e para garantir, em uma eventualidade de um acidente ou de uma doença profissional, que ele [o motorista] eventualmente venha a ser vitimado, que hoje ele não tem absolutamente nenhuma cobertura”, explicou. 

Aplicativos de entrega de alimentos

O ministro disse que ainda não há um acordo com relação à regulamentação dos aplicativos de entrega de mercadorias e alimentos. “Os entregadores não chegaram a um acordo, as empresas não fizeram uma proposta que corresponda aos anseios e às necessidades que os trabalhadores colocaram na mesa”, acentuou. 

Ao fazer um balanço das ações do Ministério do Trabalho e Emprego em 2023, Luiz Marinho também adiantou que as alterações do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem ser apresentadas até março. A proposta do governo deverá permitir ao trabalhador que optar pela modalidade de saque-aniversário a possibilidade de sacar também o saldo da conta, não apenas a rescisória, em caso de demissão.

O ministro também adiantou que o governo quer fechar com os setores de construção civil e de hortifruti pactos de boas práticas trabalhistas e garantia de trabalho decente, assim como já foi feito com os setores de cafeicultura e de vitivinicultura. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pollon diz que voto de Fux em julgamento de Bolsonaro foi ‘pingo de sanidade’

Polícia dos EUA procura por atirador que matou ativista Charlie Kirk

bolívia rodolfo nogueira socialista

“Enfrentou a tirania de cabeça erguida”, diz Rodolfo sobre voto de Fux que absolve Bolsonaro

Amputado à espera de uma perna, Elias fez prótese de PVC e pede doações em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

Morre Helen Braz, chef de Campo Grande e vencedora do Prêmio Dólmã, aos 49 anos

Últimas Notícias

Transparência

Prefeito de Terenos passa por audiência de custódia e segue preso

Juiz avaliou apenas se Henrique Budke teve direitos respeitados no cumprimento do mandado de prisão, já que ele teve a prisão preventiva decretada

Trânsito

Imprudência é principal causa de acidentes na avenida Cônsul Assaf Trad

Avenida foi palco de um acidente entre motocicleta e caminhão na tarde dessa quarta-feira (10)

Brasil

SP: Homem que atirou em pescoço de PM durante abordagem em Paraisópolis é preso

Vítima não teve sequelas e ja teve alta

Famosos

Site americano pagou bruxas para amaldiçoar influenciador dias antes de assassinato

Influenciador Charlie Kirk foi assassinado na última quarta-feira (10) com um tiro no pescoço durante um evento em uma universidade americana