Pular para o conteúdo
Economia

Prévia da inflação oficial é de 0,69% em março e acumulado no ano chega a 2,01%

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou variação de 0,69% em março deste ano. A taxa é inferior ao 0,76% de fevereiro deste ano e ao 0,95% de março do ano passado. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística … Continued
Agência Brasil -
(Foto: Nathalia Alcântara / Jornal Midiamax)

O Índice de Preços ao Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou variação de 0,69% em março deste ano. A taxa é inferior ao 0,76% de fevereiro deste ano e ao 0,95% de março do ano passado.

Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula taxa de inflação de 2,01% no ano. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 5,36%, abaixo dos 5,63% acumulados até fevereiro.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta de preços na prévia de março, com destaque para transportes, com taxa de inflação de 1,50%. O resultado foi influenciado, principalmente, pela alta de 5,76% da gasolina.

Depois dos transportes, os principais impactos vieram dos grupos saúde e cuidados pessoais (1,18%) e habitação (0,81%). No primeiro grupo, o principal impacto veio dos perfumes (5,88%), e em habitação, o maior responsável pela alta de preços foi a energia elétrica residencial (2,85%).

Alimentação e bebidas também registraram inflação (0,20%), mas com taxa menor que na prévia de fevereiro (0,39%). A queda do índice nesse grupo veio de itens como batata-inglesa (-13,14%), tomate (-6,34%), cebola (-12,13%), óleo de (-2,47%), contrafilé (-2,04%) e frango em pedaços (-1,94%).

Artigos de residência foi o único grupo de despesa com deflação (queda de preços): -0,18%. Os demais grupos tiveram as seguintes taxas de inflação na prévia de março: comunicação (0,75%), despesas pessoais (0,28%), vestuário (0,11%) e educação (0,08%).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradora oferece recompensa para quem encontrar Sophia, gatinha que fugiu no Parque dos Poderes

Ciclistas expõem inseguranças em Campo Grande após atropelamento filmado em avenida

Carreta da Saúde leva atendimento médico gratuito a servidores da segurança pública de Ponta Porã

Ônibus pega fogo e forma paredão de fumaça em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Dall’Astra quer Operário focado em conquistar três pontos contra o Itabirito no sábado pela Série D

Últimas Notícias

Mundo

Guatemala extradita um dos 100 foragidos mais procurados pelos EUA

Samayoa é acusado de liderar uma organização de tráfico de drogas em larga escala

Transparência

Investigação mira ex-prefeito que teria recebido diárias em dobro da Assomasul e município

De acordo com o inquérito, denúncia levanta suspeita de que o ex-prefeito teria recebido o dobro das diárias

Polícia

Homem tenta atropelar duas pessoas, mas é contido por policial na rua Antônio Maria Coelho

Segundo uma das vítimas, ele e o autor tiveram uma discussão momentos antes da tentativa de atropelamento

Esportes

Copa Judô Futuro Interestadual de Judô começa nesta sexta-feira no Ginásio Guanandizão

Competição é válida como a quarta etapa do Circuito Estadual de Judô e deve reunir atletas da Capital e do interior do Estado