MS tem pior desempenho do Centro-Oeste com abertura de 4,5 mil empresas em julho

Mesmo levando em conta os números pela proporção de habitantes, o Estado ainda teve menos nascimentos de empresas que os demais da região

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Abertura de empresas (Divulgação)

Levantamento do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revela que Mato Grosso do Sul teve o pior desempenho entre os estados do Centro-Oeste no mês de julho. Os dados divulgados nesta segunda-feira (30) mostram que o Estado teve 4.580 empresas abertas naquele mês.

No ranking de Estados do Centro-Oeste, Goiás aparece em primeiro, com 12.801 novas empresas abertas no mesmo período. Em seguida estão: Mato Grosso, com 7.481 e Distrito Federal, com 6.598.

Mesmo no comparativo proporcional à população, Mato Grosso do Sul permanece com o pior desempenho.

Por outro lado, as regiões Sul e Centro-Oeste do país foram as únicas que registraram crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, Mato Grosso do Sul viu reduzir o número de novas empresas se comparado com o mês de julho de 2022, quando foram abertas 4.793. Na verdade, o resultado só é ligeiramente maior que o mês de julho de 2020, quando o país enfrentava ainda as incertezas do início da pandemia pela covid.

Quanto ao campo de atuação desses novos empreendimentos, 71,3% estão no setor de “Serviços”, 21,0% no “Comércio”, 6,4% no de “Indústria”, e 1,3% em “Demais”, segmento que considera empresas Primárias, Financeiras e do Terceiro Setor.

Diferente do período de pandemia, em que muitos brasileiros se viram na necessidade de conseguir renda após uma demissão, por exemplo, o cenário atual é diferente. “No atual momento em que vivemos, com redução na taxa de desemprego, podemos atribuir o nascimento de empresas mais a vocação do que a necessidade. Uma parte dos brasileiros ainda sonha em ser dono do seu próprio negócio, seja para ter flexibilidade e independência, realização pessoal ou criar um legado”, comenta Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Conteúdos relacionados