Pular para o conteúdo
Economia

MS abre mercado para exportar carne ao México depois de retirada de vacina contra aftosa

País mexicano habilitou 34 plantas frigoríficas brasileiras
Thalya Godoy -
México autoriza importação de carne bovina brasileira. (Agência Brasil)

O Brasil poderá exportar bovina ao depois de 12 anos de negociações, com Mato Grosso do Sul na lista dos 15 estados com plantas frigoríficas habilitadas. O país conseguiu a autorização para 34 frigoríficos enviarem ao país latino carne maturada e desossada.

O governo do México publicou, na última segunda-feira (6), os requisitos zoossanitários para a compra de carne bovina do Brasil, considerado o último passo para a liberação dos 34 frigoríficos. A autorização ocorre um mês após o país liberar a importação da carne suína brasileira.

De acordo com o Governo de Mato Grosso do Sul, a habilitação das plantas frigoríficas está ligada à retirada da vacinação contra febre aftosa do rebanho bovino sul-mato-grossense. 

“No final do ano passado, a vacina foi retirada e isso acabou por ajudar a abrir este nosso mercado para o México”, afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck.

De acordo com o secretário, Mato Grosso do Sul deverá solicitar, em 2024, o status de zona livre da febre aftosa. 

Da lista, 14 estados habilitados a exportar carne bovina ao México são considerados como zona livre da doença com vacinação. Apenas Santa Catarina é considerada zona livre sem vacinação no país, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal, e poderá enviar proteína carne com osso fresca, refrigerada ou congelada. 

Segundo os técnicos da DGSA (Direção-Geral de Sanidade Animal), para eliminar qualquer risco sanitário relacionado com a febre aftosa, os produtores desses 14 estados poderão exportar para o México apenas carne maturada e desossada, a mesma exigência imposta recentemente à e há 17 anos para importar carne do Uruguai.

Os estados habilitados são: Bahia; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraná; ; ; Rondônia; Santa Catarina; São Paulo; Sergipe e Tocantins.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime