Pular para o conteúdo
Economia

MS abre mercado para exportar carne ao México depois de retirada de vacina contra aftosa

País mexicano habilitou 34 plantas frigoríficas brasileiras
Thalya Godoy -
México autoriza importação de carne bovina brasileira. (Agência Brasil)

O Brasil poderá exportar bovina ao depois de 12 anos de negociações, com na lista dos 15 estados com plantas frigoríficas habilitadas. O país conseguiu a autorização para 34 frigoríficos enviarem ao país latino carne maturada e desossada.

O governo do México publicou, na última segunda-feira (6), os requisitos zoossanitários para a compra de carne bovina do Brasil, considerado o último passo para a liberação dos 34 frigoríficos. A autorização ocorre um mês após o país liberar a importação da carne suína brasileira.

De acordo com o Governo de Mato Grosso do Sul, a habilitação das plantas frigoríficas está ligada à retirada da vacinação contra febre aftosa do rebanho bovino sul-mato-grossense. 

“No final do ano passado, a vacina foi retirada e isso acabou por ajudar a abrir este nosso mercado para o México”, afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck.

De acordo com o secretário, Mato Grosso do Sul deverá solicitar, em 2024, o status de zona livre da febre aftosa. 

Da lista, 14 estados habilitados a exportar carne bovina ao México são considerados como zona livre da doença com vacinação. Apenas Santa Catarina é considerada zona livre sem vacinação no país, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal, e poderá enviar proteína carne com osso fresca, refrigerada ou congelada. 

Segundo os técnicos da DGSA (Direção-Geral de Sanidade Animal), para eliminar qualquer risco sanitário relacionado com a febre aftosa, os produtores desses 14 estados poderão exportar para o México apenas carne maturada e desossada, a mesma exigência imposta recentemente à Argentina e há 17 anos para importar carne do Uruguai.

Os estados habilitados são: Bahia; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraná; Rio Grande do Sul; ; Rondônia; Santa Catarina; ; Sergipe e Tocantins.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mães atípicas e aposentados de MS protestam durante desfile cívico-militar em Campo Grande

Bolão de Campo Grande é sorteado na Lotofácil da Independência e cada apostador ganha R$ 360 mil

Sete são presos por soltar pipa com linha chilena em Campo Grande

Homens encapuzados invadem Aldeia Bororó e ferem indígenas em Dourados

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

eleição candidata candidato interior cobra tre-ms administrativos Justiça Eleitoral de MS inicia feriadão nesta quinta-feira (Jornal Midiamax, Arquivo)

TRE-MS abre inscrições para estágio de nível superior nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Polícia

Homem vinga morte de irmão e atira no peito de assassino em Dourados

Suposto assassino foi surpreendido com o irmão da vítima e acabou sendo baleado

Le Blog Maria Antonia

Messi surge com bolsa Hermès Birkin e redefine o jogo de estilo

Lionel Messi surpreendeu fora dos gramados com um acessório que gerou conversa nas redes: uma bolsa HAC Birkin da Hermès. O jogador surgiu em um look totalmente preto, com jaqueta utilitária e tênis adidas clássicos, deixando que a peça principal fosse a cobiçada bolsa em versão canvas e couro, uma das mais exclusivas e difíceis … Continued

Mundo

Segunda ‘Lua de Sangue’ do ano acontece neste domingo; saiba como acompanhar

O fenômeno poderá ser assistido pelo YouTube

Famosos

Roberta Miranda esculhamba atitude da mãe de Marília Mendonça: ‘Só pensa em dinheiro’

Sincerona, Roberta Miranda expôs uma mágoa antiga com dona Ruth, a mãe de Marília Mendonça