Pular para o conteúdo
Economia

Malha Oeste vai demandar investimento de R$ 19 bilhões em concessão de 60 anos

Audiência debate papel estratégico da ferrovia para escoamento de celulose, grãos e minério
Kleber Clajus -
malha oeste divulgação
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação, Governo de MS)

A relicitação da Malha Oeste, ferrovia que interliga Corumbá (MS) a Mairinque (SP), prevê investimento de R$ 18,95 bilhões e a concessão do trecho por 60 anos. Porém, mais do que reduzir a pressão de veículos nas rodovias ela permite operar no Pantanal.

pública em hotel de , nesta quarta-feira (26), acolhe sugestões para o processo de leilão dos 1.973 quilômetros, previsto para o quarto trimestre de 2023. Só fica de fora, por inviabilidade econômica, ramal ferroviário entre a Capital e Ponta Porã.

Dentre os pontos positivos listados no processo está o fato da malha não demandar novas autorizações ambientais, uma vez que corta o bioma pantaneiro e já se encontra instalada. Ramais também podem interligar a indústria a rede principal por meio de concessões de trechos menores licitados pelo Estado.

De acordo com o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale, os investimentos são para recapacitação da malha, revitalização de vagões, locomotivas e manter a operação da linha férrea.

“O projeto traz comparativo de revitalizar com a atual bitola [ou largura entre os trilhos] e também de transformar em bitola larga. Os custos são muito semelhantes e há possibilidade do investidor escolher”, destaca Vitale.

Audiência pública sobre a licitação da ferrovia malha oeste. (Foto: Kleber Clajus / Midiamax)

Esse detalhe impacta diretamente na conexão da via com outros estados ou mesmo países, caso da Bolívia. Isso porque, havendo divergências, se faz necessário um terminal de transbordo para a carga.

Monitoramento estratégico

Celulose, grãos e minério são os principais itens a terem ampliada sua competitividade logística com investimentos na Malha Oeste, tanto na exportação quanto no escoamento interno.

Na avaliação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, esse é o momento certo para se investir em ferrovia. Isso ao se considerar a ampliação da disponibilidade de minério de 3 para 8 milhões de toneladas, a necessidade de suporte a três empresas de celulose e o transporte semanal de 50 containers de enviados ao Porto de Santos.

Já o secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, relembra que o maior ativo da ferrovia é já estar presente no Pantanal, contudo caberá ao novo operador repensar curvas e inclinações da via para assegurar sua operação de forma segura.

Estiveram no evento o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro (PP), o deputado Pedrossian Neto (PSD) e os prefeitos de Corumbá, (PSDB), e de , Gerolina da Silva Alves (PSD).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Temporal causa alagamento e fecha rodovias no Rio de Janeiro

Vítimas de ataque a tiros de fuzil na fronteira são identificadas

fgts

Supremo confirma que nova correção do FGTS não é retroativa

Briga entre travestis quase termina em morte em Anastácio

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

I

IBGE: fake news sobre visita do pesquisador prejudicam coleta de dados

Últimas Notícias

Brasil

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

O sistema era usado para controlar, em tempo real, todo o processo produtivo de bebidas no país

Mundo

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

A polícia prendeu cinco pessoas

Polícia

Duas carretas são apreendidas com mais de 600 pneus contrabandeados

Carregaram os pneus em Pedro Juan Caballero

Le Blog Maria Antonia

Cristo Redentor abraça cachorro em ação pelo Dia dos Animais de Rua

Simplesmente emocionante! Pela primeira vez na história, o Cristo Redentor abraçou um cachorro. A emocionante projeção está acontecendo nesta sexta-feira (4), em homenagem ao Dia Mundial dos Animais de Rua. A ação simbólica e tocante tem como objetivo sensibilizar o público sobre a importância da adoção responsável. Ao iluminar um dos maiores símbolos do Brasil … Continued