Pular para o conteúdo
Economia

Ibovespa abre semana de Copom e Fed em baixa de 0,14%, aos 126,9 mil pontos

Após dois ganhos moderados no fechamento da semana passada, o Ibovespa fez uma pausa, em leve viés negativo no encerramento desta segunda-feira, tendendo a permanecer de lado até que se conheçam as comunicações do Federal Reserve e do Copom, em quarta-feira de deliberações sobre as políticas monetárias nos Estados Unidos e no Brasil. A semana … Continued
Agência Estado -
crédito mei
(Agência Brasil)

Após dois ganhos moderados no fechamento da semana passada, o fez uma pausa, em leve viés negativo no encerramento desta segunda-feira, tendendo a permanecer de lado até que se conheçam as comunicações do Federal Reserve e do Copom, em quarta-feira de deliberações sobre as políticas monetárias nos Estados Unidos e no Brasil. A semana reserva também outras decisões sobre juros, como a do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira.

Na B3, o índice de referência cedeu hoje 0,14%, aos 126.916,41 pontos, em sessão na qual mostrou variação muito contida, de apenas 627 pontos entre a mínima (126.526,12) e a máxima (127 153,64) do dia, em que saiu de abertura aos 127.092,79 pontos. Muito fraco, o giro financeiro ficou em R$ 16,4 bilhões na sessão. No mês, o Ibovespa recua 0,33%, com ganho no ano a 15,66%.

Na decisão desta quarta-feira, 13, “o Fed ainda deve manter postura hawkish rígida em seu comunicado”, avalia em nota a Guide Investimentos. “Vale lembrar que nesta reunião será divulgado também o relatório de projeções dos diretores, com o gráfico de pontos. É possível que o relatório reforce o discurso do higher for longer taxas de juros altas por mais tempo”, acrescenta a casa.

Na B3, apesar do desempenho favorável da curva de juros doméstica nesta abertura de semana, as ações cíclicas estiveram entre as perdedoras do dia, com o índice de consumo (ICON) em baixa de 0,56% no fechamento, praticamente estável para os materiais básicos (IMAT +0,09%). Na ponta do Ibovespa, Pão de Açúcar (-6,70%), Braskem (-4,71%), Petz (-3,74%) e Dexco (-3,67%). Na fila oposta, Magazine Luiza (+4,69%), B3 (+2,88%) e Embraer (+2,85%).

O dia foi majoritariamente negativo para as ações de maior peso e liquidez, à exceção de Vale (ON +0,08%) e de outros nomes do setor metálico, como Gerdau (+0,13%) e Usiminas (PNA +0,24%), apesar da leve queda do minério de ferro na China, em baixa de 0,37% (Dalian). Por outro lado, mesmo com moderado avanço do petróleo na sessão, ON e PN encerraram em baixa, respectivamente, de 0,30% e 0,38%. Entre os grandes bancos, as perdas no fechamento ficaram entre 0,02% (BB ON) e 0,79% (Bradesco PN).

“Foi um dia de baixíssima volatilidade com calendário de dados esvaziado na sessão. E a curva de juros americana desde a manhã mostrou avanço, como nas sessões anteriores, em movimento que havia recebido impulso na última sexta-feira com o relatório oficial sobre o americano, que veio mais forte do que o esperado”, observa Alan Soares, analista da Toro Investimentos.

Após leituras mais fracas sobre o emprego na semana passada, em relatórios como os da ADP e o Jolts, o sinal trocado mostrado pelo payroll da última sexta contribuiu para reforçar a expectativa para os sinais do Federal Reserve nesta semana, apontam analistas.

“Há expectativa, alguma incerteza mesmo, para as decisões de política monetária que sairão entra a quarta e a quinta-feira. E com toda essa cautela e incerteza logo adiante, o investidor opta por segurar um pouco, sem comprar nem vender, deixando o mercado de lado, aqui como lá fora também”, diz Charo Alves, especialista da Valor Investimentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esposa de Mano Brown vive ‘namoro secreto’ com outra mulher; saiba detalhes

Corpo retalhado a facadas é encontrado na estrada da Bocaína, em Corumbá

Do Centro ao Jardim Aeroporto: vacinação acontece em quatro locais no fim de semana

Abram as janelas: Fumacê passa por quatro bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

legendarios arcebispo

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

‘Amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Hit’ do morango do amor lota Ceasa, mas vendedores garantem que não vai faltar

O preço da fruta subiu e a procura nunca foi tão grande, mas não há risco de desabastecimento, segundo expositores

Polícia

Desaparecido em rio fazia churrasco com amigos quando se afogou em Água Clara

Rafael trabalhava com irrigação de lavoura com drones

Cotidiano

BR-163 tem ação de saúde e distribuição de kits para celebrar Dia do Motorista em MS

Ação para motoristas acontece em postos da PRF em Campo Grande e Dourados

Polícia

Três meses após casal de adolescentes ser morto na fronteira, mãe pede Justiça

Caso aconteceu em abril de deste ano e até agora segue sem solução