Pular para o conteúdo
Economia

Bancos revisam de 7,6% para 7,4% projeção de crescimento do crédito, mostra Febraban

Os bancos reduziram mais uma vez a projeção de crescimento do crédito no Brasil neste ano, de 7,6% para 7,4% em relação ao final de 2022. A informação é da Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) referente a novembro. Segundo a pesquisa, a expectativa de crescimento do crédito livre … Continued
Agência Estado -
Detalhe de vários cartões de crédito sobrepostos. (Marcos Santos / USP Imagens)

Os bancos reduziram mais uma vez a projeção de crescimento do crédito no Brasil neste ano, de 7,6% para 7,4% em relação ao final de 2022. A informação é da Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) referente a novembro.

Segundo a pesquisa, a expectativa de crescimento do crédito livre neste ano caiu de 6,4% para 6,1%, com uma menor projeção para o crédito livre às empresas, que passou de 2,3% para 1,3%. A carteira livre para pessoas físicas teve aumento na projeção de alta, de 9,1% para 9,5%. Na carteira direcionada, a projeção passou de 9,2% para 8,8%, com quedas tanto em empresas (de 7,3% para 6,9%) quanto em pessoas físicas (de 10,2% para 9,8%).

“Em geral, a pesquisa seguiu apontando uma revisão para baixo na expectativa para o crescimento do crédito neste ano, na esteira dos números ainda relativamente modestos que temos observado”, diz em nota o diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg.

Para 2024, por outro lado, a expectativa melhorou: passou de alta de 8,1% para alta de 8,3%. A melhor projeção veio da carteira direcionada, em que a expectativa subiu de crescimento de 7,8% para alta de 8,5% em relação a este ano. Na carteira livre, a projeção caiu de 8,4% para 8,2%.

“A queda da taxa de juros e da , especialmente na carteira de crédito destinada às famílias, dá alguma confiança aos agentes de que o mercado de crédito tende a voltar a ganhar tração em 2024, o que provavelmente explica essa melhora das expectativas”, diz Sardenberg.

Os bancos esperam inadimplência de 4,9% na carteira livre no final deste ano, a mesma de setembro, e de 4,6% no final de 2024

Juros

Segundo a pesquisa, 88,2% dos bancos consideraram adequada a sinalização do de que fará novos cortes de 0,5 ponto porcentual na taxa nas próximas reuniões, mesmo com a piora do cenário externo. Os bancos esperam que os juros encerrem 2023 em 11,75% ao ano, e que caiam para 9,75% em 2024.

Mais da metade dos bancos, 52,9%, espera uma Selic acima de 9,25% ao ano no final do ciclo de fortes, o mesmo do boletim Focus do BC.

A pesquisa da Febraban é feita a cada 45 dias, após a divulgação da ata da reunião do Copom. A atual edição entrevistou 19 bancos entre os dias 8 e 13 de novembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro

Mega-Sena

Fez sua ‘fezinha’? Mega-Sena sorteia R$ 46 milhões nesta terça-feira

Emocionados, amigos e familiares se despedem de Gabriel, morto em acidente na BR-163

br-163 duplicação

ANTT autoriza início das obras de duplicação de 5,5 km da BR-163 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Paris homenageia Brasil em show da Queda da Bastilha com mil drones e luzes na Torre Eiffel

Últimas Notícias

Polícia

‘Você vai matar?’: Após atirar em rapaz que cantou música de corno, homem apontou arma para esposa

Rapaz foi ferido com um tiro no abdômen

Famosos

Maisa Silva se pronuncia após piada polêmica do Fantástico: ‘Infelizmente…’

Maisa Silva resolveu se pronunciar após deparar com uma piada do Fantástico envolvendo ela e Larissa Manoela; entenda

Cotidiano

Cadê a Nutella? Família procura gata desaparecida no Bairro Tiradentes

A felina escapou de casa na noite deste domingo (13)

Política

Promotoria fiscaliza transporte de pacientes em hemodiálise após reunião com prefeito

Ausência dos pacientes comprometeu qualidade do debate, segundo promotor