Pular para o conteúdo
Economia

TCU dá aval para privatizar aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã

Expectativa é de que os terminais sejam leiloados antes das eleições deste ano
Elias Luz -
TCU aeroporto de Campo Grande
Fachada do Aeroporto de Campo Grande (Foto: Reprodução/ Internet)

O TCU (Tribunal de Contas da União) autorizou, nesta terça-feira (1), a concessão de 14 aeroportos nos Estados São Paulo, Minas Gerais, Pará, e Mato Grosso do Sul. Isso significa que a partir de agora os processos de privatização já poderão ser iniciados. No caso de MS, os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã podem ser privatizados a partir de agora, mas as eleições em outubro ainda podem postergar a desestatização.

Em Mato Grosso do Sul, a expectativa é de que as licitações para as três unidades sejam realizadas já no segundo semestre de 2022, antes das eleições. Consta na publicação que, para todos os efeitos, a exploração continuará atribuída à (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) até que as empresas vencedoras sejam escolhidas.

No TCU, os ministros aprovaram a proposta do relator do processo, ministro Walton Alencar, que entendeu não haver irregularidades e que o processo de desestatização pode prosseguir a qualquer momento. “Não foram identificadas quaisquer irregularidades ou impropriedades que desaconselhem a continuidade da sétima rodada de concessões aeroportuárias”, afirmou. O governo federal tem demonstrado apetite para fazer leilão este ano, além da venda bilionária da Eletrobras. O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem dito quer o Brasil teria bilhões para investir em infraestrutura.

Este é o sétimo lote de concessões aeroportuárias aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A aprovação aconteceu em dezembro de 2021, mas, a pedido do governo do Estado do , o aeroporto Santos Dumont, foi retirado do lote. Os ministros também determinaram que a área técnica do TCU fará uma auditoria para avaliar os serviços públicos oferecidos pelas concessionárias, principalmente em critérios de qualidade, segurança e rapidez dos investimentos.

Confira a lista de aeroportos:

Congonhas e Campo de Marte (SP);

, Corumbá, Ponta Porã (MS);

Belém, Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira (PA);

Jacarepaguá (RJ);

Montes Claros, Uberlândia e Uberaba (MG);

Macapá (AP).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A neta de Grace Kelly faz sua estreia como comentarista no Grande Prêmio de Mônaco

Mendonça vota a favor da revisão da vida toda no STF 

Jovem morre em acidente entre moto e carreta na BR-060

Trump envia fuzileiros navais para Los Angeles; protestos pró-imigrantes se espalham pelos EUA

Notícias mais lidas agora

sad operação

Alvo de nova operação, elo de esquemas de corrupção foi chefe de licitação do governo Reinaldo

consórcio ônibus frota

Quase 100 ônibus: Diretor de operações do Consórcio confirma frota ‘vencida’

Conselho julga denúncia de pagamentos que turbinam em até R$ 16 mil salários no MPMS

Receita destina 400 kg de cabelos ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: carro roubado é encontrado capotado e com 818 kg de maconha nas margens de rodovia

Ocorrência encaminhada para a Polícia Civil de Ivinhema

Mundo

Instituições de ensino chinesas abrem oportunidades para brasileiros

A cerimônia de abertura acontecerá às 10h30

Le Blog Maria Antonia

Um tumor de mama e se tornou o novo rosto da beleza mundial

Layne Horwich, moradora de Illinois (EUA), foi diagnosticada com um tumor de mama aos 100 anos. Passou por uma cirurgia, se recuperou com sucesso e hoje, aos 101, se tornou o novo rosto da marca Estée Lauder. A história foi publicada pelo The Times of India e está inspirando mulheres ao redor do mundo com … Continued

Polícia

Vidro de ônibus é perfurado na Afonso Pena por objeto aparentemente atirado

Perícia da Polícia Civil irá apurar o caso