Pular para o conteúdo
Economia

Juros caem com ajustes técnicos, leilão e dados econômicos aquém do esperado

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 voltou a fechar abaixo de 12%
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

Os juros futuros terminaram a quinta-feira, 6, em queda nos vértices curtos e estáveis na ponta longa, numa sessão marcada, em boa medida, por fatores técnicos relacionados à esticada dos prêmios nos últimos dias e ao primeiro leilão de títulos prefixados do Tesouro em 2022, com estreia em grande estilo da Notas do Tesouro Nacional – Série F (NTN-F) 1/1/2033. Além do movimento de correção, a produção industrial e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) abaixo do consenso contribuíram para o alívio das taxas, apesar do recado claro da ata do Federal Reserve na quarta-feira de que pode antecipar e reforçar a alta de juros nos Estados Unidos, e das incertezas fiscais por aqui.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 voltou a fechar abaixo de 12%, a 11,96% (regular) e 11,97% (estendida), de 12,057% no ajuste anterior, a do DI para janeiro de 2025 terminou em 11,33% (regular) e 11,325% (estendida), de 11,303% no ajuste. A do DI para janeiro de 2027 passou de 11,212% para 11,225% (regular) e 11,215% (estendida).

Pela manhã, a ponta curta operava em baixa em reação à agenda de indicadores e a longa subia, ainda com o rescaldo do impacto da ata do Fed e a expectativa pelas portarias do Tesouro. A instituição ofertou 3,5 milhões de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e 2,5 milhões de NTN-F, sendo a maior parte (2 milhões) no vencimento para 2033, nova referência de dez anos entre os prefixados. Os lotes tiveram demanda integral.

Passado o leilão, as curtas ampliaram o recuo e as longas inverteram para baixo, com mínimas, mas no decorrer da tarde perderam força para encerrarem perto dos ajustes de quarta-feira Flávio Serrano, economista-chefe da Greenbay Investimentos, considera que o pregão nesta quinta foi mais técnico. Na medida em que as taxas vinham muito pressionadas nos últimos dias, havia espaço para correção. “De manhã, o pessoal esperou o leilão e veio ok, então as taxas cederam”, explicou. “Claro que o IGP-DI e a PIM ajudam, mas não foram drivers”, completou.

A produção industrial de novembro recuou 0,2% ante outubro, na ponta oposta do que apontava a mediana positiva de 0,2%, enquanto o IGP-DI de dezembro subiu 1,25%, ante mediana das previsões de 1,54%.

A economista-chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack, não considera o resultado da indústria uma decepção, por estar em linha com o que já vinham mostrando os números anteriores. Mas como os prêmios da curva já estavam bastante inflados, o dado acaba servindo de argumento para aparar exageros na precificação de Selic, resgatando apostas de corte da taxa básica entre o terceiro e quarto trimestres. “Então, a curva tem ficado nesse jogo de forças entre a atividade mais fraca e a piora na percepção de risco fiscal”, comentou, referindo-se às recentes preocupações com possíveis efeitos da prorrogação da desoneração da folha de pagamentos sem respaldo de receita e a movimentação de servidores buscando reajuste salarial.

A mobilização dos funcionários públicos vai ganhando corpo – no Banco Central, segundo o sindicato dos trabalhadores da autarquia, quase metade dos 3.500 servidores já aderiu ao movimento. E trazendo implicações mais práticas, uma vez que centenas de caminhões estão parados na fronteira do Brasil com a esperando a liberação pela Receita Federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Foto: Mtcurado/Getty Images

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Últimas Notícias

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela

Emprego e Concurso

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Interessados no curso podem se inscrever pela internet e presencialmente em dia de atendimento especial