Pular para o conteúdo
Economia

Fluxo de passageiros no Aeroporto de Campo Grande deve dobrar e chegar a 3,2 milhões em 30 anos

Número será apresentado a investidores em leilão nesta quinta-feira (18)
Priscilla Peres -
Aerporto de Campo Grande deve ter centena de pousos e decolagens neste fim de ano. (Leonardo de França/Midiamax)

O fluxo de passageiros no aeroporto de deve chegar a 3,2 milhões de pessoas em 2052. Isso significa incremento de 1,8 milhão de passageiros em 30 anos, com crescimento anual de 2,9%. O número é um balizador para investidores interessados na concessão do aeroporto, que vai a leilão na quinta-feira (18).

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do aeroporto da Capital estima que em 2023 o fluxo de passageiros seja de 1,4 milhões, pouco acima da média de 2019, que era de 1,25 milhão. Em 2020, ano do início da pandemia de Covid-19, o fluxo de passageiros despencou para 8 mil.

A empresa que arrematar o aeroporto de Campo Grande, junto com outros 10 integrantes do Bloco SP-MS-PA-MG, da 7ª rodada de concessões, vai administrar as unidades pelos próximos 30 anos e terá que cumprir exigências mínimas de readequações estruturais.

Em Campo Grande o EVTEA, afirma que o aeroporto apresenta índice de conexão abaixo da média, chegando ao patamar de capitais como Teresina e Vitória. Em 30 anos a taxa de conexão deve se manter praticamente a mesma, passando dos atuais 2,3% para 2,4%. Devido a isso e aliado a projeção de passageiros internacionais, o estudo afirma que a Capital não atinge o número mínimo de passageiros para criar rotas internacionais ao longo do período de concessão.

Aeroportos de MS não tem fluxo para receber voos internacionais

Os aeroportos de e Ponta Porã estão no mesmo bloco que vai a leilão amanhã. E assim como Campo Grande, os estudos mostram que ambos não tem demanda mínima de passageiros para ser rota internacional pelos próximos 30 anos.

Em Corumbá, o EVTEA prevê que o fluxo de passageiros cresça 3,5% ao ano, saindo de 53,2 mil em 2023 para 145,5 mil de pessoas em 2052. Em dezembro de 2019 o Aeroporto apresentava rotas diretas para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, mostrando sua vocação para atendimento da demanda local.

Já para o aeroporto de Ponta Porã a previsão é de chegar a 136,3 mil passageiros em 2052, considerando crescimento anual de 2,9% e a previsão de 59,4 mil pessoas passando pelo local em 2023. No último ano da concessão, em 2052, o movimento total de aeronaves comerciais deve ser de 846 voos domésticos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano