Pular para o conteúdo
Economia

Clima ‘extremo’ faz preço dos hortifrútis saltar até 88% em MS; veja o que ficou mais caro

Chuvas em excesso no sudeste e estiagem prolongada na região sul são os maiores responsáveis pela alta de preço
Arquivo -
Os plantios de cenoura e repolho quase foram completamente dizimados
Os plantios de cenoura e repolho quase foram completamente dizimados

As chuvas e a estiagem são os dois fatores climáticos que mais contribuíram para a grande alta de preços registrada em este mês nos hortifrútis. É o que diz o agente do IBGE  (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Lucca Pael. De acordo com o agente, os números do (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acabaram surpreendendo pelo percentual elevado.

Os casos mais emblemáticos foram registrados no repolho, cenoura e batata inglesa, com altas de preços na ordem de 88,62%, 55,41% e 24,88%, respectivamente. “Os fatores climáticos foram os que mais contribuíram para esta disparada de preços. Se na região sudeste o problema foi chuva demais, na região sul o imbróglio foi justamente o contrário: a estiagem prolongada”, disse Lucca Pael. Para ele, a partir de agora, os fenômenos climáticos vão ditar altas e baixas dos produtos hortifrútis.

Outros produtos também registraram altas de preços, porém, com um percentual menos elevado. Alface (8,96%), ovo (8,36%) e feijão (4,89%) são três exemplos. Destes três, a alface é a única que pertence ao grupo dos hortifrútis, mas as causas da disparada de preços do feijão e do ovo são as mesmas. O calor em excesso matou frangos em diversas granjas espalhadas pelo país, da mesma forma que obrigou o produtor a colher menos feijão.

No segmento exclusivo das frutas foram registradas algumas altas de preço, mas nada se compara à melancia (53,87%). Uva (5,36%) e laranja (5,07%) registraram elevações, porém, onze vezes menores. “A questão é que nestas altas mais elevadas, o problema ocasionado pelo fez diminuir e muito a produção. O grupo de alimentação e bebidas é o que tem maior peso e registrou inflação de 1,62%, com impacto de 0,3 pontos percentuais”, disse Lucca Pael.

Na melancia, a alta de preços foi de 53,87%. Foto: Stephanie Dias/Midiamax

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)