Como saber o valor do seu negócio?

O que é Valuation e, porque ele é importante?

  • Melhorar os processos administrativos;

Métodos usados para realização da Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Para isso são usadas as variáveis: 

  • Número de períodos projetados (n);

  • Fluxo de caixa do período (FCE);

  • Período do fluxo de caixa (i);

  • g = Taxa de crescimento estimado do período(g) ; e

  • Taxa de desconto (WACC).

 

Um dos principais desafios desse método é que nele são usadas variáveis bastante subjetivas para chegar ao valor final, o que pode alterar significativamente o resultado.

Múltiplos de mercado 

Nesse caso, o desempenho econômico de um negócio é comparado ao de empresas do mesmo setor, através da análise de um índice extraído dos demonstrativos contábeis, como faturamento ou receita. 

Valuation de liquidação ou Valor Patrimonial 

Nesse método é calculado o valor líquido gerado pela empresa desde sua fundação. Para isso, descontamos o passivo do ativo, valores encontrados no Balanço Patrimonial. É mais comum em empresas não mais operacionais ou em caso de falência.

Conheça a melhor plataforma do mercado para calcular o valor do seu negócio

Como você já deve ter percebido, calcular o valor do seu negócio pode ser uma análise bastante complexa, devido aos diferentes métodos e a subjetividade das variáveis utilizadas durante esse processo. 

Mas a boa notícia é que hoje em dia você pode calcular o valor do seu negócio de uma forma bem mais acessível. Com as novas ferramentas online, como a Valutech, é possível saber quanto vale o seu negócio por um preço baixo e em poucos minutos.

Todo seu processo de análise é realizado por uma inteligência artificial capaz de considerar todos os fatores importantes para a validação de um bom negócio e também diferentes cenários futuros que, como bem sabemos, são sempre incertos.

Além disso, uma de suas grandes vantagens está também em seu custo x benefício. Diferente das metodologias tradicionais, onde o analista financeiro pode cobrar valores entre R$8 e 15 mil reais e demorar até 3 semanas para chegar em um resultado, com a plataforma digital Valutech você descobre o valuation do seu negócio em até 5 minutos até 60x mais barato.

Ela é excelente alternativa para pequenas e médias empresas que queiram ter uma estimativa do seu valor de maneira rápida, prática e totalmente segura.

*O conteúdo não representa necessariamente a opinião do Jornal; produção de Valutech.