Cotidiano / Economia

O que é valuation? Saiba o que é e como usá-lo na sua empresa

Com a definição do Valuation, você pode alinhar suas expectativas para os próximos anos e entender quanto a sua empresa ainda pode crescer.

Produção Publicado em 08/12/2021, às 09h00

None

Se você é dono de seu próprio negócio, é provável que já tenha se perguntado quanto realmente ele vale, não é mesmo?!

Você sabia que essa informação consegue influenciar decisões empresariais importantes? Seja para atrair investimentos, fusão com outra empresa ou até mesmo para a venda, saber o valor do seu negócio pode definir o futuro dele.

Com a definição do Valuation, você pode alinhar suas expectativas para os próximos anos e entender quanto a sua empresa ainda pode crescer. No texto de hoje, você conhece mais sobre o tema e descubra como calcular o valor do seu negócio. Continue a leitura até o final e confira! 

Como saber o valor do seu negócio?

É importante dizer que o cálculo do valor de uma empresa ou também conhecido valuation nem sempre trará resultados únicos ou mesmo exatos. Isso porque ele usa variáveis muito subjetivas que podem impactar sobre o valor final. 

O que é Valuation e, porque ele é importante?

O termo Valuation vem do inglês e pode ser traduzido com ‘valoração de empresas' ou ‘avaliação de empresas’. Ele é usado para representar a avaliação realizada para verificar a situação econômico-financeira de um negócio.

Dentre outros objetivos, esse processo visa analisar se os investimentos realizados em uma empresa trouxeram resultados concretos para seu crescimento ou se serviram apenas para mantê-la aberta e funcionando.

A avaliação também possibilita um diagnóstico do comportamento histórico da empresa, assim como permite que o empreendedor desenhe futuras projeções de cenários que, somados, irão auxiliar na gestão de seu negócio. 

Os números coletados durante essa análise dão suporte para o planejamento de estratégias mais eficientes, trazendo melhores resultados e colaborando até mesmo para o impulsionamento do valor do seu negócio.

Mas não apenas isso, o cálculo do valuation da sua empresa é importante para:

  • Descobrir quais são os itens que valorizam ou desvalorizam seu negócio no mercado (value drivers e value destroyers);

  • Melhorar os processos administrativos;

  • Clarear as estratégias que diferenciam a empresa competitivamente;

  • Orientar o preço justo a ser pago quando houver necessidade de compra ou venda da parte de um dos sócios  

  • Desenhar estratégias de crescimento mais consistentes;

  • Facilitar a criação de metas eficientes para os diversos cenários mercadológicos possíveis.

Por conta da complexidade de algumas variáveis, o ideal é que esta avaliação seja feita por um economista ou especialista em finanças com amplo entendimento de contabilidade.

Métodos usados para realização da Valuation

São três as formas usadas para calcular o valor de um negócio: 

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

O Fluxo de caixa descontado ocorre em três etapas: estimar o fluxo de caixa do negócio pelos próximos períodos, definir uma taxa de descontos e atualizar os valores em questão trazendo-os para o presente.

Para isso são usadas as variáveis: 

  • Número de períodos projetados (n);

  • Fluxo de caixa do período (FCE);

  • Período do fluxo de caixa (i);

  • g = Taxa de crescimento estimado do período(g) ; e

  • Taxa de desconto (WACC).

Um dos principais desafios desse método é que nele são usadas variáveis bastante subjetivas para chegar ao valor final, o que pode alterar significativamente o resultado.

Múltiplos de mercado 

Nesse caso, o desempenho econômico de um negócio é comparado ao de empresas do mesmo setor, através da análise de um índice extraído dos demonstrativos contábeis, como faturamento ou receita. 

Valuation de liquidação ou Valor Patrimonial 

Nesse método é calculado o valor líquido gerado pela empresa desde sua fundação. Para isso, descontamos o passivo do ativo, valores encontrados no Balanço Patrimonial. É mais comum em empresas não mais operacionais ou em caso de falência.

Conheça a melhor plataforma do mercado para calcular o valor do seu negócio

Como você já deve ter percebido, calcular o valor do seu negócio pode ser uma análise bastante complexa, devido aos diferentes métodos e a subjetividade das variáveis utilizadas durante esse processo. 

Mas a boa notícia é que hoje em dia você pode calcular o valor do seu negócio de uma forma bem mais acessível. Com as novas ferramentas online, como a Valutech, é possível saber quanto vale o seu negócio por um preço baixo e em poucos minutos.

Todo seu processo de análise é realizado por uma inteligência artificial capaz de considerar todos os fatores importantes para a validação de um bom negócio e também diferentes cenários futuros que, como bem sabemos, são sempre incertos.

Além disso, uma de suas grandes vantagens está também em seu custo x benefício. Diferente das metodologias tradicionais, onde o analista financeiro pode cobrar valores entre R$8 e 15 mil reais e demorar até 3 semanas para chegar em um resultado, com a plataforma digital Valutech você descobre o valuation do seu negócio em até 5 minutos até 60x mais barato.

Ela é excelente alternativa para pequenas e médias empresas que queiram ter uma estimativa do seu valor de maneira rápida, prática e totalmente segura.

*O conteúdo não representa necessariamente a opinião do Jornal; produção de Valutech.

Jornal Midiamax