O comércio de fechou 2020 com alta de 4,5% nas vendas, o 4º ano seguido de alta, conforme dados divulgados na manhã desta quarta-feira (10) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), desde 2017, o comércio varejista apresenta números positivos no acumulado anual: 0,5% em 2017; 1,2% em 2018; 0,6% em 2019; e 4,5% em 2020.

Assim, o resultado só não foi melhor devido a uma forte queda registrada em dezembro, de 6,3% em comparação ao mês de novembro. Trata-se da maior queda para um mês de dezembro de toda a série histórica, que começou em 2000.

O gerente da PMC nacional, Cristiano Santos, explica como a pandemia de impactou diretamente a trajetória de resultados da pesquisa ao longo do ano. “Os resultados da pesquisa costumam ter variações menores, mas com a pandemia, houve uma mudança deste cenário, já que tivemos dois meses (março e abril) de quedas muito grandes”, afirma.

O resultado do varejo foi de crescimento de maio até outubro, quando apresentou o maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2001, e ultrapassou o patamar pré-pandemia, de fevereiro. “A queda em dezembro é um reposicionamento natural, já que o patamar estava muito alto com os resultados de outubro e novembro”, complementa o analista.

Segundo o IBGE, os setores de veículos, peças automotivas e materiais de construção apresentaram redução no ritmo de vendas e fecharam o mês de dezembro com queda de 3,3%.