Pular para o conteúdo
Economia

Juros baixos ajudam venda de imóveis, mas construção vê lucro ‘minguar’ com preços de materiais

Enquanto o setor imobiliário vive um bom momento, puxado principalmente pelas condições favoráveis de financiamento, a construção civil amarga queda nos lucros com a alta no preço dos materiais. Para o presidente da Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul), Adão Castilho, a valorização dos imóveis não acompanhou os custos da construção. “Teve […]
Arquivo -

Enquanto o setor imobiliário vive um bom momento, puxado principalmente pelas condições favoráveis de , a amarga queda nos lucros com a alta no preço dos materiais.

Para o presidente da Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul), Adão Castilho, a valorização dos imóveis não acompanhou os custos da construção. “Teve um reajuste de mercado de 4% a 5% de valorização das obras”, explica, lembrando que alguns itens como tijolo e cobre tiveram os preços reajustados em 100% e 150%, respectivamente.

Assim, muitos construtores veem os lucros ‘minguarem’ e acabam deixando de contratar. “Estamos diminuindo a quantidade de construções e deixando de contratar para 2021. Temos consciência de que a hora que a demanda e oferta entrarem em equilíbrio, as indústrias vão reduzir os preços”, pontuou Castilho.

Com isso, o presidente da entidade acredita que não é o melhor momento para investir em imóveis. “Nós [construtores] reduzimos nossa carteira de em 50% das construções. Eu ainda estou terminando duas obras que comecei antes desse reajuste e estou amargando queda de 16,8% da valorização desse imóvel”, lamenta.

construção civil
Preço do tijolo é o dobro do praticado há um ano. (Foto: Nilzete Franco)

Para ilustrar o cenário da construção civil em Mato Grosso do Sul, dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que em 2020 o setor da construção civil foi o que menos teve crescimento de trabalho formal. Foram 960 postos de trabalho abertos pelo segmento, enquanto que a indústria, por exemplo, ampliou sua força de trabalho em 7.423 empregos criados. O comércio apresentou saldo de 3.618, o setor de serviços de 3.338 e a agropecuária também teve mais contratações, com 1.172 novos empregos.

Falta de infraestrutura

A falta de infraestrutura atrapalha a urbanização em algumas regiões da cidade, por não se enquadrarem em programas do governo como o ‘Casa Verde e Amarela’.

Isso porque o programa não permite financiamento de casas construídas em ruas sem asfalto. “Somos responsáveis pelo preenchimento de vazios urbanos, mas alguns bairros que não tem pavimentação estão abandonados como o Nova , por exemplo”, observou.

Condições para 2021

Por outro lado, a compra de imóveis deve continuar na tendência favorável este ano, segundo especialistas no mercado imobiliário. Isso porque teremos elementos como a taxa de juro básico da economia (Selic) no seu menor patamar histórico e estímulos adotados por instituições financeiras que reduziram os juros e aumentaram o limite para financiamento imobiliário em meio à .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos 

AO VIVO: Fux abre primeira divergência em julgamento de Bolsonaro e outros réus

Inmet emite alerta de baixa umidade do ar para Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira

Campo Grande abre prazo para população opinar sobre obras que impactam a vizinhança

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos 

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

AO VIVO: Fux abre primeira divergência em julgamento de Bolsonaro e outros réus

amiga de infancia pix ana castela 2

‘Pra você ser minha médica’: Ana Castela manda Pix generoso e deixa amiga de Mato Grosso do Sul sem palavras

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça intima Semed a cumprir acordo firmado com pais de crianças autistas da Capital

A pasta deve garantir professores de apoio a alunos com TEA, chamando a lista reserva de APEs, e evitar trocas bruscas no meio do ano letivo

Cotidiano

Suzano abre inscrições para visita de moradores à fábrica em Ribas do Rio Pardo

As inscrições devem ser feitas presencialmente até a próxima terça-feira

Política

Nelsinho avalia julgamento de Bolsonaro como decisivo para tarifaço de 50% dos EUA

A medida entrou em vigor no início do mês de agosto e acabou atingindo vários produtos brasileiros

Famosos

Em reabilitação, Maidê Mahl se prepara para deixar andador um ano após sumiço misterioso

Maidê Mahl está em reabilitação desde que foi encontrada gravemente ferida em um quarto de hotel em São Paulo