Funcionários devem trabalhar com Carnaval cancelado em Campo Grande? Especialista tira dúvidas
O carnaval deste ano será tão atípico quanto toda a pandemia do coronavírus causou a todos. Neste ano, pela primeira vez, não haverá festividades em Mato Grosso do Sul e a situação gera muitas dúvidas aos trabalhadores. Afinal, a empresa pode me obrigar a trabalhar no carnaval? Quais são os meus direitos? Então, o presidente […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O carnaval deste ano será tão atípico quanto toda a pandemia do coronavírus causou a todos. Neste ano, pela primeira vez, não haverá festividades em Mato Grosso do Sul e a situação gera muitas dúvidas aos trabalhadores. Afinal, a empresa pode me obrigar a trabalhar no carnaval? Quais são os meus direitos?
Então, o presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas da OAB/MS, Diego Granzotto, explica que, apesar de ser considerado uma festividade, o carnaval não é um feriado do calendário nacional. “Normalmente as empresas param no período do carnaval por uma questão cultural, mas não se trata de feriado oficial”, esclarece.
A Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) já informou que os estabelecimentos abrirão normalmente.
Como esse ano não haverá festividades por conta das restrições de biossegurança da Covid-19, a prefeitura de Campo Grande, por exemplo, seguindo exemplo de outros estados e grandes cidades do país, suspendeu o ponto facultativo, ou seja: os servidores municipais irão trabalhar normalmente. A exceção fica para as repartições públicas do Estado, uma vez que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ignorou as orientações e manteve folga aos servidores estaduais.
Porém, conforme Granzotto, essas medidas impactam apenas servidores públicos. Em relação aos demais trabalhadores, fica a cargo de cada empresa dar ou não folga a seus funcionários. “Caso a empresa determine que ele deve trabalhar, o trabalho é remunerado como um dia normal, sem horas extras ou compensação”, explica.
Ainda de acordo com o especialista, caso a empresa opte por dar folga aos funcionários, pode usar o descanso para “compensar com eventual banco de horas que os empregados tenham”, pontuou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Conselho da agência nuclear da ONU condena o Irã pela 2ª vez no ano por falta de cooperação
O conselho de fiscalização nuclear do órgão também pediu por respostas sobre partículas de urânio encontradas em dois locais que não foram declarados como instalações nucleares
STF forma maioria para manter prisão de Robinho
Ele foi condenado a 9 anos de prisão por estupro pela Justiça italiana
Motorista ‘fura’ pare e causa acidente com motociclista na Vila Bandeirante
Conforme informações o condutor do veículo fugiu do local
População de Ribas do Rio Pardo recebe projeto Vizinhança na Praça no sábado
Evento começa às 19 horas na Praça dos Ipês, localizada na Rua Edelmiro Lopes, no Jardim Ouro Verde
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.