Após vitória do grupo indonésio na maior disputa arbitral brasileira, com a Paper Excellence adquirindo o direito de compra da por R$ 15 bilhões, a expectativa em é que a mudança no comando acionário da empresa ajude a alavancar a economia e a geração de empregos. O anúncio oficial foi feito pela vencedora na quinta-feira (4), um dia após a Eldorado emitir comunicado de fato relevante informando que serão mantidas as regras de governança até que seja concluída a transação.

No julgamento na CCI (Câmara de Comércio Internacional), foram três votos favoráveis e nenhum contrário ao cumprimento do contrato de compra e venda firmado em 2017. Com a sentença, a empresa que é uma das maiores produtoras globais de celulose dará sequência na aquisição integral da produtora brasileira Eldorado Brasil Celulose. Atualmente, a Paper detém 49,41% das ações e, ao da aquisição, passará a ter 100% do controle acionário.

A prefeitura de Três Lagoas, por sua vez, já articula reunião com os novos representantes e diz esperar a expansão da gigante da celulose. “Os investimentos propostos pelo grupo que deve assumir o controle da Eldorado, segundo o que foi anunciado, são vultuosos. Conforme publicaram em 2019, pretendem investir R$ 31 bilhões e gerar 4,5 mil empregos diretos e indiretos. Esperamos a confirmação desses ou parte desses investimentos em Três Lagoas e estamos na expectativa da abertura dessas frentes de trabalho que vão gerar mais renda para nosso município”, afirmou o prefeito Ângelo Guerreiro ().

Em nota, a empresa adiantou que a aquisição irá aumentar estrategicamente sua presença internacional nos mercados de papel e celulose nas Américas, assim como a capacidade de atender a clientes do mundo todo. Com a incorporação, a Paper passará a ter 7 mil colaboradores em todas as suas unidades e capacidade produtiva anual de 5,3 milhões de toneladas de papel e celulose.

“Damos as boas-vindas aos funcionários da Eldorado e a todas as partes interessadas no Paper Excellence. Somos uma organização forte e experiente, totalmente dedicada a maximizar o potencial de nossos negócios nos mercados de papel e celulose. Nosso foco imediato com a Eldorado será integrá-la perfeitamente ao Grupo de Excelência em Papel, incluindo a avaliação da melhor forma de investir na expansão de sua capacidade em tempo hábil”, afirma Claudio Cotrim, diretor-presidente da empresa no Brasil.