Seja na versão gourmet, artesanal, fast-food ou ‘lanchão', o hambúrguer se tornou o lanche que caiu no gosto do campo-grandense. Com versões cada vez mais diferentes e que fogem do tradicional pão, carne e queijo, o sucesso do cardápio tem feito os empresários apostarem cada vez mais no ramo.

No Dia do Hambúrguer, comemorado nesta sexta-feira (28), dados da (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) divulgado ao Jornal Midiamax mostra que empreendimentos do segmento ‘bombaram' em 2020, apesar da pandemia.

Impulsionado pelo serviço de delivery, Campo Grande registrou a abertura de 625 novos estabelecimentos, sendo lanchonetes, casas de suco ou similares, que comercializam o tão adorado cardápio: hambúrguer.

Lanche preferido dos consumidores, a abertura de estabelecimentos relacionados ao hambúrguer tem crescido significativamente nos últimos quatro anos. Em 2017, a Capital teve 91 novos comércios do ramo abertos e em 2018 o número saltou 291%, quando 356 lanchonetes abriram.

Relacionado ao ‘ano do delivery', 2020, o número de novos restaurantes abertos no ano passado é 37% maior relacionados aos inaugurados em 2019, quando o número de novos empresários no ramo foi de 458.

E chegando ao sexto mês de 2021, Campo Grande já registrou 287 novos comércios do segmento abertos. A Jucems explicou que nos últimos anos, foram 1.656 MEI (Microempreendedor Individual) ou Empresário Individual e 161 empresas de micro e pequeno porte.

Dia Mundial do Hambúrguer

O Dia Mundial do Hambúrguer é comemorado nesta sexta-feira, 28 de maio. O hambúrguer é uma das carnes mais populares em todo mundo e teria sido criado na Alemanha, na cidade de Hamburgo e daí a origem do seu nome.

Levado por imigrantes aos Estados Unidos, nesse país ganharia as lanchonetes e as multinacionais de comida rápida, que se encarregariam de espalhá-lo pelo mundo inteiro. Se os americanos não o criaram, eles acrescentaram o pão à carne. Para juntar complementos como queijo, molho e salada foi um pulo!

O hambúrguer chegou ao Brasil quando o americano Robert Falkeburg abriu a primeira loja Bob's em 1952, em Copacabana. No cardápio também havia sundae e milk-shake, e as novidades logo ganharam a preferência dos cariocas.

Atualmente, o hambúrguer tem ganhado a atenção de chefs renomados que elaboram receitas com ingredientes sofisticados. Inclusive, a carne vermelha já não é mais usada com exclusividade para o sanduíche e há versões com salmão, peru, frango e até vegetariana.