Deputados de Mato Grosso do Sul realizaram um debate nesta quinta-feira (07) a respeito da situação da indústria de laticínios no estado. De acordo com o deputado (DEM), na última década, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção de leite em MS despencou 35%.

Ainda de acordo com o parlamentar, em 2010, eram produzidos 577 mil litros, em 2020 foram 370 mil, fato que enfrequeceu a indústria local em comparação aos outros laticínios do País.

“O parque industrial de MS ficou ultrapassado quando se compara com outros estados. Precisamos estudar formas do Estado incentivar essas indústrias e fomentar a bacia leiteira”, disse o deputado, alegando que há falta de incentivo ao setor e defasagem que compromete a produção.

Ainda de acordo com Barbosinha, tem que haver mair rigor na fiscalização de produtos derivados do leite vindos de outros estados e países. “A entrada desses produtos da forma como está entrando está causando empobrecimento das nossas indústrias, que estão pedindo socorro”, destacou.

Frente Parlamentar do Leite

O assunto foi defendido por outros parlamentares, que solicitaram a criação de um plano de Refis (refinanciamento das Dívidas) das empresas do setor.

Deputado Renato Câmara (MDB), presidente da Frente Parlamentar do Leite, falou que já foram iniciadas conversas para atender o setor. “A Frente Parlamentar tem discutido vários aspectos da cadeia produtiva do leite, entre elas o endividamento das indústrias. Estivemos em Brasília discutindo linha específica de crédito rural para as indústrias, junto à ministra Tereza Cristina”, explicou Câmara

“Um plano de recuperação para setor leiteiro contribui muito para geração de emprego e renda. Precisamos envolver prefeitos e o Estado em projeto amplo e aí sim um Refis. É dever do poder público dar esse incentivo e é um trabalho que essa Casa pode encampar”, comentou o da Casa de Leis, deputado .

“O Estado perdeu muito e todas as ações têm que ser feitas por quem entende do assunto. Não adianta só falar de genética dos animais, mas ter cuidado com pasto e todo ciclo da cadeia leiteira, incluindo a logística”, também comentou o deputado Capitão Contar (PSL).