Pular para o conteúdo
Economia

Curva de juros desinclina na semana, na esteira da ata e da eleição no Congresso

O discurso mais ‘hawkish’ do Banco Central, que fez diversas instituições anteciparem as projeções para aumento da Selic, e a aposta da vitória do governo nas eleições do Congresso fizeram com que a curva de juros tivesse desinclinação forte nesta semana. O diferencial entre as taxas do DI para janeiro de 2022 e janeiro de […]
Arquivo -

O discurso mais ‘hawkish’ do Banco Central, que fez diversas instituições anteciparem as projeções para aumento da Selic, e a aposta da vitória do governo nas eleições do Congresso fizeram com que a curva de juros tivesse desinclinação forte nesta semana. O diferencial entre as taxas do DI para janeiro de 2022 e janeiro de 2027 passou de 411 pontos-base na sexta-feira passada para 371 pontos nesta sexta – nível esse, aliás, mais baixo do que a média do mês de janeiro (385).

A taxa do Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 caiu de 3,366% a 3,305% (regular estendida). O janeiro 2023 cedeu de 4,931% para 4,83% (regular, na mínima) e 4,835% (estendida). O janeiro 2025 passou de 6,465% a 6,32% (regular, na mínima) e 6,34% (estendida). E o janeiro 2027 recuou de 7,144% a 7,010% (regular e estendida).

A liquidez da sessão, porém, foi baixa nesta sexta, o que intensificou os movimentos, especialmente na hora final de negócios. Foram negociados nesta sexta-feira 559.765 contratos do janeiro 2022, 302.365 do janeiro 2023, 146.585 do janeiro 2025 e 65.230 do janeiro 2027. As médias do mês foram, respectivamente, 634 mil, 439 mil, 160 mil e 83 mil. De todo modo, as tendências do desenho da curva não se alteraram.

Os juros futuros vieram desinclinando gradualmente desde que o Banco Central retirou o ‘forward guidance’ e manifestou preocupação com a inflação subjacente, no comunicado da decisão da Selic, e expôs o debate a respeito de alta da Selic, na ata divulgada na terça-feira cedo.

A exceção dessa desinclinação gradual desde o Comitê de Política Monetária () foi a sessão de sexta-feira passada, marcada pelo estresse com as críticas de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato do governo ao comando do Senado, ao teto de gastos.

Assim, o mercado acabou absorvendo a declaração de Pacheco e, em meio à aposta da vitória dupla do governo (com Arthur Lira na ), a expectativa é de que a agenda da equipe econômica destrave no Congresso.

Levantamento do jornal O Estado de S. Paulo mostra que o senador pelo DEM de Minas Gerais tem 33 dos 41 votos necessários para vencer e o deputado do Progressistas de Alagoas, 217 dos 257.

Além da questão das reformas, a Capital Economics também cita a preocupação do mercado acerca de um debate em torno de um impeachment de Jair Bolsonaro em caso da vitória de Baleia Rossi (MDB-SP) à Presidência da Câmara.

A consultoria britânica vê o deputado, aliado de (DEM-RJ) e da esquerda, como “mais receptivo” a iniciar esse processo. O emedebista, contudo, tem somente 126 votos declarados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)