Cotidiano / Economia

Auxílio Emergencial: Aniversariantes de maio recebem primeira parcela nesta quinta-feira

Lista também inclui novos contemplados após reprocessamento

Fábio Oruê Publicado em 14/04/2021, às 17h05

Primeira parcela será depositada nas contas sociais da Caixa
Primeira parcela será depositada nas contas sociais da Caixa - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Os aniversariantes de maio do grupo de trabalhadores que se inscreveram por meios digitais e os que integram o Cadastro Único do Governo Federal, elegíveis a receber o Auxílio Emergencial 2021, terão a primeira parcela depositada nas contas sociais da Caixa nesta quinta-feira (15). 

Também nesta quinta, as mais de 236 mil famílias que passaram a fazer parte do público com direito ao benefício desde a finalização do reprocessamento de um novo lote de dados no dia 9 de abril também receberão a primeira parcela do auxílio.

Serão contemplados os nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Os demais entram no calendário normal de repasses já divulgado pelo Ministério da Cidadania.

O Auxílio Emergencial 2021 é limitado a uma pessoa por família e é concedido automaticamente ao trabalhador que estava recebendo, em dezembro de 2020, o benefício e sua extensão, desde que cumpra as novas regras de elegibilidade. O pagamento é feito por meio de conta poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome do trabalhador elegível.

Os critérios de elegibilidade foram aprimorados, atendendo recomendações de órgãos de controle. O benefício é pago a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e renda mensal total de até três salários mínimos. Trabalhadores formais continuam impedidos de solicitar o recurso.

Além disso, cidadãos que recebam benefício previdenciário, assistencial ou trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família e do PIS/PASEP, não fazem parte do público que receberá as parcelas de R$ 250.

Jornal Midiamax