Pular para o conteúdo
Economia

Ministério da Agricultura adia retirada da vacinação contra a febre aftosa em MS

Expectativa era de que, a partir de 2021, rebanhos de Mato Grosso do Sul e outros 9 Estados não precisariam mais da imunização.
Arquivo -

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) adiou a retirada da obrigatoriedade da vacinação contra febre aftosa prevista para 2021. A medida foi tomada a contragosto das autoridades sanitárias de Mato Grosso do Sul, sob o argumento de que a pandemia de (Covid-19) prejudicou o andamento das ações e medidas em execução nos Estados.

Mato Grosso do Sul trabalhava pelo reconhecimento como área livre de aftosa sem vacinação, o que poderia valorizar o produto em diferentes mercados. A informação foi repassada na quarta-feira (15) pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Geraldo Moraes, em videoconferência com representantes dos Serviços Veterinários Oficiais e de iniciativa privada dos 10 Estados do Bloco IV do Pnefa (Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa 2017/2026).

Integram o Bloco IV Mato Grosso do Sul, Bahia, , Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, , Sergipe, , Tocantins e Distrito Federal. O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, reforçou o posicionamento favorável do Estado à manutenção do calendário para retirada da vacina no segundo semestre de 2021.

“Mesmo com a situação da pandemia, nosso grupo gestor vinha mantendo o cronograma e avançando nas ações que levarão à mudança de status para ‘livre de aftosa sem vacinação’. A mudança é uma condição aguardada com grande expectativa pelos produtores que, parceiros, vem cumprindo com o que lhe é demandado”, afirmou Ingold, via assessoria.

O titular da (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e presidente do comitê que avalia o status de área livre sem vacinação, Jaime Verruck, também considera que o Estado tem condições de dar continuidade às ações do plano.

Para ele, o Estado teve evolução significativa nas metas e ações estabelecidas desde a última auditoria do Mapa, podendo continuar com a meta par retirada da vacina. Além disso, medidas como recadastramento de propriedades e de estoques, entre outras medidas de Tecnologia da Informação, rastreamento de cargas e avanços em infraestrutura dariam o suporte necessário.

O Pnefa visa a garantir ao Brasil o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, ampliando as zonas livres de doenças sem a imunização –algo valorizado no mercado internacional–, dentro de exigências de órgãos como a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). O plano foi iniciado em 2017 e seria concluído em 2026.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jardim

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

ovo de pascoa

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Últimas Notícias

Cotidiano

Mais de 92 mil eleitores em MS podem perder o título caso não regularizem

Cancelamentos devem a ausência às urnas nas últimas três eleições

Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas fiéis participaram de celebração, Via Sacra e encenação da Paixão de Cristo

Brasil

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções

Le Blog Maria Antonia

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Prepare-se para ver Ryan Gosling em uma galáxia muito, muito distante! O astro foi confirmado no elenco de Star Wars: Starfighter, nova produção da Lucasfilm com estreia prevista para maio de 2027. O longa será dirigido por Shawn Levy, conhecido por seu trabalho em Stranger Things e Free Guy. Diferente dos filmes anteriores da saga, … Continued