Com a crise causada pelo , muitas empresas têm passado por dificuldades e  número de desempregados aumenta. Mesmo com a opção de redução de salário ou de suspensão de contrato, muitas vezes, a única alternativa é a demissão. Mesmo com cenário de crise, os direitos dos trabalhadores continuam valendo e é possível sacar o (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) e o seguro-desemprego. 

Para evitar aglomerações nas agências bancárias, a Econômica Federal oferece uma maneira de realizar o saque do FGTS digitalmente. 

A opção de saque digital consiste basicamente na transferência do valor do FGTS para uma conta bancária no seu nome. O procedimento pode ser feito no aplicativo “FGTS” para Android e iOs. Confira o passo a passo: 

  1. Informe seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e realize o cadastro na Caixa, com nome completo, data de nascimento, e-mail e senha de acesso.
  2. O aplicativo vai fazer perguntas de confirmação. Responda e depois marque a opção Li e aceito os termos e condições” e clique em Continuar. 
  3. Agora você pode consultar o saldo disponível para saque. 
  4. Para cadastrar a conta para receber o valor, você deve clicar em “Meus Saques”. Em seguida, clique em “Cadastrar minha conta bancária para crédito do FGTS”. Cadastre uma conta bancária para receber o valor. 

É possível acompanhar o processamento do pedido pelo meu “Meus Saques”, clique na opção “Acompanhar meus saques”. Se tudo estiver correto, o valor estará disponível na conta indicada em até cinco dias úteis.