Pular para o conteúdo
Economia

Dispensa de alvará de construção e habite-se começa em janeiro em Campo Grande

Lançado esta semana pelo governo federal, resolução que dispensa alvará de construção e habite-se para obras consideradas de baixo risco. Em Campo Grande, a medida já era utilizada conforme legislação municipal, porém, só será concedida a quem fizer o cadastro no sistema da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). A norma cria o […]
Arquivo -

Lançado esta semana pelo governo federal, resolução que dispensa alvará de construção e habite-se para obras consideradas de baixo risco. Em , a medida já era utilizada conforme legislação municipal, porém, só será concedida a quem fizer o cadastro no sistema da Semadur (Secretaria de e Desenvolvimento Urbano).

A norma cria o mercado de procuradores digitais de integração urbanístico, o MURIN, para permitir a emissão on-line de dispensas de alvará e habite-se para obras de baixo risco. A iniciativa é destinada aos que atuam no setor da . O mercado deve funcionar em livre concorrência e a previsão é de que as emissões comecem em março de 2021.

A partir da nova resolução, nas obras consideradas de baixo risco, conforme o texto, o interessado poderá construir ou habilitar a edificação simplesmente acessando um portal único e integrado, chamado de PDI, onde submeterá todas as informações, dados e documentos, recebendo de modo automático e declaratório a dispensa de qualquer licenciamento governamental.

Assim, a prefeitura disponibiliza a partir dessa segunda-feira (21) o sistema para que os profissionais da construção civil façam o recadastramento no site da Aprovação Digital. A partir do dia 15 de janeiro só quem tiver cadastrado poderá emitir o alvará de construção e o habite-se nesses casos.

O presidente da Acomasul (Associação de Construtores de ), Adão Castilho, disse que a dispensa de alvará e de habite-se para construções de baixo risco já são realidade em Campo Grande, mas o que o novo sistema on-line vai trazer de mudanças ainda é incerto. “Temos que esperar para avaliar o que vai causar na construção”, avaliou.

Para o secretário de desenvolvimento econômico de MS, Jaime Verruck, a resolução tem potencial de fazer o paíx avançar no quesito de desburocratização. “A Liberdade Econômica vem para inverter a lógica da relação de confiança entre governo e sociedade, principalmente no que se relaciona com atividades consideradas de baixo risco”.

O que são obras de baixo risco?

Os parâmetros técnicos para definir o que é uma obra e edificação de baixo risco são competências de estados e municípios. Entretanto, a resolução traz valores padrões, para caso o ente federativo não estabeleça essa definição. Segundo o texto, são obras de baixo risco aquelas com até 1.750 m², com máximo de três pavimentos, seguindo os padrões globais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Felipe Neto tinha intenção de criticar autoritarismo e divulgar audiolivro (Foto: Reprodução)

Felipe Neto desmente pré-candidatura à Presidência da República; vídeo foi jogada de marketing

Com sete mortes confirmadas, casos de dengue chegam a 2.445 em MS

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

cobra

Café da manhã? Jiboia é flagrada engolindo pomba no Parque dos Poderes

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Homem morre em hospital após sofrer acidente e ficar 15 dias internado em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Salário dos servidores municipais de Campo Grande está disponível para saque

O salário pago aos servidores corresponde a folha de pagamento do mês de março

Trânsito

VÍDEO: Motorista perde controle, derruba árvore e bate em poste de avenida de MS

Um rapaz de 18 anos foi socorrido

Polícia

VÍDEO: Homem é preso por ameaça e violência psicológica após perseguir vítima até na delegacia em Iguatemi

Como forma de intimidar a vítima, o homem começou a trafegar em um carro na frente da Delegacia de Polícia

Famosos

Condenado por agredir a mãe, filho de Nicolas Cage não será preso; entenda

Filho de Nicolas Cage, Weston Cage recebeu uma condenação na Justiça por agredir a mãe Christina Fulton, mas não será preso; confira