Os trabalhadores que aderiram à modalidade de saque aniversário do (Fundo de Garantia por tempo de Serviço) podem passam a ter a possibilidade de antecipar os valores previstos para saque anual no mês de aniversário, utilizando o saldo de sua conta FGTS como garantia.

A e o anunciaram linhas de crédito para esses trabalhadores. Assim, em ambos os casos, é possível antecipar até três parcelas do saque, com juros a 0,99% ao mês.

Para a contratação do empréstimo, é necessário ter autorização prévia concedida pelo aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal. Somente a partir dessa autorização é que o BB pode consultar o saldo e fazer o bloqueio do valor com vinculação ao empréstimo. O site da Caixa também disponibiliza os limites de valores por faixa de saldo, bem como as regras de adesão ao saque aniversário.

Banco do Brasil

O valor mínimo da operação é de R$ 1 mil e taxas a partir de 0,99% ao mês, sendo que esta linha de crédito permite antecipar até três anos dos recursos.

O cliente pode solicitar o empréstimo diretamente no App BB (Empréstimos >> Antecipe seus créditos >> CDC FGTS Saque Aniversário). A contratação pode ser feita também pela Central de Atendimento BB (0800-7294117 ou 4003-4117) e nas agências. A liberação do crédito em conta corrente ocorre após a reserva do saldo na conta do FGTS.

Caixa

O banco também permite a antecipação de até três parcelas do saque aniversário do FGTS. Nesse caso, o mínimo a ser retirado pelos interessados é de R$ 2 mil. A taxa de juros é a mesma: 0,99% ao mês.

Então, o primeiro passo para ter acesso ao crédito é acessar o aplicativo ou site do FGTS. Depois, se a opção tiver sido for pegar o empréstimo pela Caixa, será preciso entrar no internet banking.

Para contratação pela Caixa, o trabalhador deve indicar o banco como instituição financeira para recebimento do crédito do FGTS quando aderir ao saque-aniversário ou a qualquer momento. De acordo com o banco, a liberação da linha de crédito de antecipação do saque-aniversário poderá ser realizada de maneira 100% digital, com avaliação de risco simplificada e sem consulta aos órgãos de proteção de crédito.