Cotidiano / Economia

Black Friday: Procon monta ‘QG’ no Centro para multar lojas que descumprirem normas

Conhecida pelos descontos e também pelas fraudes. A Black Friday 2020 contará com uma novidade em Campo Grande. O Procon-MS em parceria com o Procon municipal montaram uma base na Rua Barão do Rio Branco para poder notificar na hora as lojas flagradas descumprindo o Código de Defesa do Consumidor. “O posto avançado pode facilitar […]

Gabriel Maymone Publicado em 26/11/2020, às 15h13 - Atualizado às 16h47

Unidade móvel do Procon vai notificar empresas na hora em que consumidor fizer reclamação na Black Friday. (Foto: Divulgação)
Unidade móvel do Procon vai notificar empresas na hora em que consumidor fizer reclamação na Black Friday. (Foto: Divulgação) - Unidade móvel do Procon vai notificar empresas na hora em que consumidor fizer reclamação na Black Friday. (Foto: Divulgação)

Conhecida pelos descontos e também pelas fraudes. A Black Friday 2020 contará com uma novidade em Campo Grande. O Procon-MS em parceria com o Procon municipal montaram uma base na Rua Barão do Rio Branco para poder notificar na hora as lojas flagradas descumprindo o Código de Defesa do Consumidor.

“O posto avançado pode facilitar a vida dos consumidores. Quando tivermos denúncias, vamos notificar o estabelecimento na hora”, informou o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão.

Em Campo Grande, pesquisa da ACICG (Associação Comercial de Campo Grande) mostra que 85% dos empresários do comércio participarão da data. Os quatro shoppings da cidade também aderiram à Black Friday e terão lojas oferecendo descontos de até 70%.

A empolgação das pessoas para a data é tão grande que conforme a pesquisa da ACICG aponta que 34% da população de Campo Grande deve fazer compras e gastar, em média, R$ 956.

Dicas

Mas como nem tudo são flores, é necessário estar atento para não cair em cilada. Uma das mais conhecidas da Black Friday é a ‘metade do dobro’. Uma das orientações do Procon-MS para evitar o transtorno é, se possível, fotografar antes o preço do produto pretendido e comparar com o praticado na data.

Black Friday
Confira dicas para compras online na Black Friday

Já para compras online o advogado especialista em direito digital, Francisco Gomes Júnior, é importante verificar a reputação da loja que pretende comprar. Sites como o Reclame Aqui ajudam a identificar empresas ‘problemáticas’.

Golpistas falsificam sites para enganar consumidores. A dica do advogado é se atentar ao nome do site, pois os falsos têm letras trocadas ou alteradas para passarem despercebidas.

Outra verificação que deve ser feita é encontrar um cadeado ao lado da barra de endereço do seu navegador, que garante que o site é seguro.

Jornal Midiamax