Pular para o conteúdo
Economia

‘Aluga-se’: Em cenário de incertezas e com lojas fechando, Centro tem mais imóveis ociosos

Há um mês que a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, chegou em Mato Grosso do Sul e os municípios logo tomaram providências como decretar quarentena e toque de recolher para impedir a proliferação da doença. Com isso, muitos comerciantes e lojistas sentiram o impacto na economia e, como medida, fecharam as portas. No coração […]
Arquivo -

Há um mês que a pandemia do , o novo , chegou em Mato Grosso do Sul e os municípios logo tomaram providências como decretar quarentena e para impedir a proliferação da doença. Com isso, muitos comerciantes e lojistas sentiram o impacto na economia e, como medida, fecharam as portas.

No coração da Capital, o cenário é de incertezas por parte dos lojistas, que lutam para não ver a porta do comércio se fechando, pois, a cada esquina do Centro, é possível ver cada vez mais imóveis vazios e com a placa de imobiliária anunciando que está disponível para ser alugado.

As placas de aluga-se a perder de vista são um reflexo da quantidade de empreendedores que não suportaram a crise. De acordo com dados da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de , a estimativa é que 30% do comércio da Capital feche as portas por causa da pandemia.

Em abril, foi feito um levantamento com 500 empresas, dessas, 150 declararam que vão fechar, segundo informações da CDL. Das 350 restantes, 130 vão reduzir ao máximo seu número de funcionários, visando evitar o fechamento. As outras 100 empresas não sabem qual caminho será tomado e aguardando para uma definição.

270 empresas fecharam as portas em MS

De acordo com dados da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), em abril, o estado registrou a abertura de 450 empresas, mas também teve a baixa de 270 negócios. O reflexo em Campo Grande se dá pelos inúmeros imóveis disponíveis para alugar em pleno Centro da Capital.

Conforme Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), os números da atual economia de MS é um impacto claro do coronavírus.

“Tínhamos a previsão inicial de 2020 ser o melhor ano de abertura de empresas dos últimos nove anos, o que vinha se confirmando até março, mas que houve uma substancial mudança devido a pandemia”.

*Colaborou: Ranziel Oliveira

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jean Lucas em Bahia x São Paulo

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Últimas Notícias

Esportes

Red Bull Bragantino vence Vasco em São Januário e assume a liderança do Brasileirão

Esta foi a segunda derrota seguida do Vasco no Brasileirão, que tinha perdido para o Fluminense, por 2 a 1, na rodada anterior

Polícia

Dívida por corte de cabelo termina em ameaça de morte em Campo Grande

Devendo o profissional, cliente caloteiro se recusou a pagar pelo atendimento

Polícia

Motorista procura delegacia após ser banido de aplicativo por denúncia de agressão sexual

Condutor afirma não ter se envolvido em qualquer tipo de agressão dessa natureza

Polícia

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Polícia chegou ao local e encontrou idoso com o corpo todo coberto de sangue