Pular para o conteúdo
Economia

Para evitar encerramento irregular de empresas, taxas para extinção agora são gratuitas

A sanção da Lei da Liberdade Econômica, em vigor desde o dia 20 de setembro, agora torna gratuito o custo para extinção de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para empresário individual (MEI), EIRELI e sociedade limitada. Um dos benefícios e que assim evita-se o encerramento irregular de atividades empresariais, tão comum no país. “Antes, […]
Arquivo -

A sanção da Lei da Liberdade Econômica, em vigor desde o dia 20 de setembro, agora torna gratuito o custo para extinção de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para empresário individual (MEI), EIRELI e sociedade limitada. Um dos benefícios e que assim evita-se o encerramento irregular de atividades empresariais, tão comum no país.

“Antes, quando o empresário queria dar baixa, ele se deparava com taxas altas. Agora, será possível regularizar a situação sem pagar mais nada por isso. Vale lembrar que quando o empresário não encerra as atividades corretamente, a empresa continua ativa e com as obrigações acessórias, como prestação de contas, declarações, apuração de impostos, entre outras”, explica o superintendente do , Claudio Mendonça.

Além da exclusão das taxas relativas à extinção das empresas, a nova legislação garante, de forma automática, o registro dos atos de constituição e alteração. A medida simplifica e faz com que o empreendedor ganhe em celeridade. A Lei da Liberdade Econômica também assegura a isenção de licenças para 287 atividades definidas como “baixo risco A”, como salões de beleza e costureiras.

Procedimento digital

Acompanhando a maior oferta de serviços públicos digitais para a população, as Juntas Comerciais também poderão realizar a publicação de atos decisórios nos próprios sites na internet. Para o presidente da (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), Augusto Ferreira de Castro, a alteração contribui para a desburocratização.

“Estamos providenciando os ajustes necessários para atender a publicação dos dados no nosso site, acreditamos que em 20 dias, estaremos prontos. Hoje a Junta é totalmente digital dentro do convênio que temos com o e estamos alterando outros procedimentos contemplados na lei, visando a simplificação de abertura e fechamento de empresas, melhorando o ambiente de negócios do estado”, afirma o presidente.

Além disso, os empresários também não podem mais ser cobrados pela inclusão de informações no CNE (Cadastro Nacional de Empresas), para garantir o CNPJ. Conforme a Jucems, a medida está valendo e os empresários já estão isentos das taxas no estado. “É uma medida importante de simplificação do procedimento e redução de custos para o empreendedor”, finaliza o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF esperam “milagres”

título eleitor eleitores

Mais de 92 mil eleitores em MS podem perder o título caso não regularizem

Chuva não altera programação e católicos mantêm celebrações da Sexta-feira Santa

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Últimas Notícias

Mundo

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Anunciou o bloqueio de US$ 2 bilhões em verbas

Cotidiano

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Via Sacra encenada recorda crucificação e morte de Jesus Cristo

Trânsito

BR-267 ficou interrompida por mais de três horas em trecho com transbordamento

Rota alternativa no trecho é por Caracol, porém, também estava interditada

Cotidiano

Choveu mais da metade do esperado para o mês em Campo Grande nesta sexta

O esperado do mês é de 81 mm