Pular para o conteúdo
Economia

Dólar sobe e volta a R$3,90 com Turquia e cena eleitoral local

O dólar avançou 0,87 por cento, a 3,9007 reais na venda, maior nível desde os 3,9344 reais de 5 de julho passado. Na máxima, a moeda foi a 3,9282 reais. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,85 por cento. “O recuo da véspera veio de trégua externa. Hoje, com a retaliação dos turcos, […]
Arquivo -

O dólar avançou 0,87 por cento, a 3,9007 reais na venda, maior nível desde os 3,9344 reais de 5 de julho passado. Na máxima, a moeda foi a 3,9282 reais. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,85 por cento.

“O recuo da véspera veio de trégua externa. Hoje, com a retaliação dos turcos, as preocupações voltaram”, afirmou o diretor da consultoria financeira Via Brasil Serviços, Durval Correa.

A Turquia dobrou as tarifas sobre algumas importações norte-americanas, incluindo álcool, carros e tabaco, nesta quarta-feira, em retaliação aos movimentos dos Estados Unidos. A Casa Branca condenou a duplicação das tarifas à tarde.

Mas a lira se recuperava frente ao dólar depois que as medidas de liquidez do banco central turco tiveram o efeito de sustentar a moeda.

Ancara agiu em meio ao aumento da tensão entre os dois países sobre a detenção de um pastor norte-americano e outras questões diplomáticas na Turquia, que ajudaram a levar a lira turca a uma queda recorde em relação ao dólar nos últimos dias.

O movimento de recuperação da lira nesta quarta-feira era isolado, já que as preocupações com a Turquia fizeram as demais moedas de países emergentes caírem ante o dólar.

Internamente, pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas também contribuiu para o mau humor dos investidores.

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, lidera as intenções de voto para as eleições de outubro com 23,9 por cento de preferência no cenário o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Marina Silva (Rede) é a segunda colocada, com 13,2 por cento de apoio, em empate técnico com Ciro Gomes (PDT), que registra 10,2 por cento de apoio. Geraldo Alckmin (PSDB) vem a seguir, com 8,5 por cento, à frente de Alvaro Dias (Podemos), com 4,9 por cento, e de Fernando Haddad (PT), com 3,8 por cento.

“A pesquisa trouxe aversão ao risco. Mostrou que Alckmin está parado, o que é um mau sinal para o mercado”, afirmou Correa.

O tucano é preferido pelo mercado, que o considera um candidato mais voltado às reformas econômicas.

O Banco Central brasileiro ofertou e vendeu integralmente 4,8 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, rolando 2,64 bilhões de dólares do total de 5,255 bilhões de dólares que vence em setembro. Se mantiver essa oferta diária e vendê-la até o final do mês, terá feito a rolagem integral.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia investiga furto de telhas de R$ 45 mil em Naviraí

Droga avaliada em mais de meio milhão é encontrada em encomendas nos Correios em Campo Grande

Dupla que marcava encontros sexuais com adolescentes em Dourados é presa

carretas furacão

Prefeitura proíbe músicas ‘pesadas’ na carreta furacão e prevê multa

Notícias mais lidas agora

Entenda: delação que derrubou esquema de corrupção em Sidrolândia está ‘congelada’

cpi joão resende frota velha

João Resende segue na diretoria e confirma: frota velha do Consórcio não será trocada

Menina de 6 anos ferida em acidente na BR-262 teve perna amputada: ‘lutando pela vida’

onça

VÍDEO: Onça-parda escala pé de eucalipto em fazenda de Ribas do Rio Pardo

Últimas Notícias

Famosos

O motivo do nome estranho que Rafa Kalimann escolheu para a filha

Antes mesmo de revelar que estava grávida, a atriz já tinha decidido o nome da filha

Política

Deputados de MS votam projeto para reduzir valor de multa punitiva do ICMS

Projeto é do Poder Executivo e altera redação de lei de 1997

Emprego e Concurso

Semed convoca novos assistentes de educação infantil de Campo Grande

Os candidatos aprovados devem comparecer no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho

Brasil

Prefeito de Belo Horizonte embarca rumo ao Brasil após deixar Israel

Álvaro Damião faz parte de comitiva de 12 brasileiros que saiu às pressas do país israelense