Famílias com até 2 salários mínimos podem pedir benefício

A Prefeitura de ampliou o benefício da tarifa social nas cobranças dos serviços da concessionária de água e esgoto, a , para quem tem renda familiar de até dois salários mínimos.

A alteração foi promovida por meio de um projeto de lei sancionado nesta terça-feira (14). Antes, só quem tinha renda mensal familiar de até um salário mínimo tinha direito ao benefício.

Além da exigência em relação ao salário, os beneficiados pela tarifa social devem ser proprietários de um único imóvel na Capital, para uso de moradia da família, e utilizar no máximo 20 m³ de agua por mês.

A tarifa social também será extendida a quem for portador de câncer ou doença renal crônica, ainda conforme o projeto de lei. Para isso, o paciente deve apresentar laudo médico, assinado e carimbado pelo médico responsável.Prefeitura muda regras e amplia acesso à tarifa social de água

Há duas semanas, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) já havia anunciado “surpresas” em relação às exigências da tarifa social. O anúncio foi feito logo após a extinção da tarifa mínima no serviço de água a partir de 2019.

Com obter o benefício

A tarifa social estipula como taxa pelo consumo de água R$ 2,00 por m³, e R$ 1,40 pelo m³ consumido de esgoto. Os valores foram disponibilizados no site da Águas Guariroba.

Para obter a tarifa social, é preciso apresentar comprovante de renda familiar, as três últimas faturas de água e esgoto com consumo inferior a 20 m³, e certidão atestando ser proprietário de apenas um imóvel na Capital, destinado exclusivamente a moradia.

O benefício tem validade de doze meses, podendo ser renovado via recadastramento. Pessoas que forem pegas fazendo “gato” de água passam automaticamente a pagar a tarifa comum.