Pular para o conteúdo
Economia

JBS comprou gado de fazenda com trabalho escravo, diz jornal

Empresa alega ter suspendido compras após denúncias
Arquivo -

Empresa alega ter suspendido compras após denúncias

A JBS comprou gado de fazendas do Pará que foram flagradas com e desmatamento ilegal, denunciadas pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal e pelo Ibama.

A revelação foi feita pelo Repórter , em parceria com o jornal britânico “The Guardian”. A fazenda foi investigada na operação Rios Voadores, em 2015. 

A operação encontrou trabalhadores dormindo em barracos sem paredes, portas, ou qualquer proteção contra cobras e insetos. Os homens tiravam a água para beber do mesmo rio onde os bois bebiam e defecavam, e viviam sem o mínimo de condições de higiente e alimentação adequada.

A fazenda, chamada de Curuá se localizava em Altamira, cidade considerada a mais violenta do Brasil no último relatório nacional da violência divulgado pelo IPEA. 

Documentos trazidos pelos jornalistas mostram que a JBS comprou R$ 5,9 milhões em gado da fazenda Curuá, entre 2013 e 2014. A empresa frigorífica afirma ter suspendido as compras após a revelação das investigações.

“A JBS não compra gado de fazendas que tenham qualquer associação com o trabalho escravo, de acordo com a lista divulgada pelo governo brasileiro”, afirmou a empresa em nota.

O coordenador do grupo de combate ao trabalho escravo da OIT (Organização Internacional do Trabalho no Brasil), criticou a postura da empresa, que segundo ele, deveria parar de se ancorar nas listas oficiais do governo e monitorar seus fornecedores por conta própria.

“Todos os setores econômicos têm que fazer sua própria regulação, além de usar a lista suja, para chegar se há trabalho escravo entre seus fornecedores”, afirma o coordenador Antônio Carlos de Mello Rosa. 

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Últimas Notícias

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto