Em mesmo período, comércio nacional caiu 7%

 

O comércio varejista de Mato Grosso do Sul diminuiu em 5,7% o volume de vendas no 1º trimestre do ano, de acordo com os dados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (11). O resultado vem de uma série de recuos, sendo em março uma diminuição de 5,6%.

No país, a queda em mesmo período foi de 5,7%. O volume de vendas nos últimos 12 meses caiu 3,2% no Estado e 7% no Brasil.

Volume de vendas no varejo acumula queda de 5,7% em MS no 1º trimestreQuanto à receita nominal em Mato Grosso do Sul, os resultados são positivos. O comércio varejista faturou 5,1% a mais em março deste ano, o que refletiu em um aumento de 4,8% no acumulado do ano 6,2% nos últimos 12 meses.

Brasil

Em março deste ano, o comércio varejista nacional registrou recuos de 0,9% no volume de vendas e de -0,4% na receita nominal. 

O volume recuou 5,7% de março de 2016 comparado a março do ano passado. Os principais impactos vieram de: móveis e eletrodomésticos, com perda de 13,8%, seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico (-11,9%); tecidos, vestuário e calçados (-14,1%), combustíveis e lubrificantes (-10,1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,2%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,9%); livros, jornais, revistas e papelaria (-16,2%).

Único segmento com desempenho no campo positivo foi artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com 2,0% de crescimento frente a março de 2015.