Foram exportadas 1,3 milhão de toneladas

A de Mato Grosso do Sul teve um superávit de US$ 1.415 milhões no acumulado de janeiro a julho. O maior destaque vem do milho, com exportações que aumentaram 81% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações da Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).

“A desvalorização do dólar a partir de maio 2015 teve impacto positivo na pauta de exportações sul-mato-grossense, mas a valorização que vem ocorrendo nas ultimas semanas já reduziu as margens dos exportadores. Criando um cenário menos favorável no segundo semestre”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

Segundo o secretário, “a soja continua como principal produto exportado, seguido das de celulose, mas o destaque nesse período de janeiro a julho foi a exportação de milho com 1,3 milhão de toneladas exportadas na semetre, 81% superior ao ano passado. O minério de ferro continua com tendência de estabilidade e a China representou 42% das exportações totais no semestre”.

O segundo produto nas exportações do Estado é a celulose, que em termos de volume conviveu com crescimento de 7,38% comparado ao acumulado de 7 meses do ano passado.

Para os próximos meses, o titular da Semade já espera a influência dos Estados Unidos nas exportações de carne bovina de Mato Grosso do Sul. “A partir deste mês devemos exportar carne para EUA, com o acordo de equalização sanitário entre o Brasil e EUA. No Estado temos quatro plantas frigoríficas habilitadas para essa operação”, finalizou.