Empresários estão mais otimistas

Novembro registrou aumento na produtividade empresarial de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Sondagem Industrial, índice medido pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) junto às empresas estaduais, a produção industrial teve aumento de 7,8% em relação a outubro.

A produção industrial de novembro foi de 48,5 pontos, mas, por ainda estar abaixo dos 50 pontos, indica que o desempenho não foi positivo. Em novembro, 22,4% das empresas tiveram aumento na quantidade produzida, enquanto em outubro eram 13,8% nessa condição. Foram 25,9% e queda reportada, contra 36,7% no último levantamento. 

A pesquisa ainda aponta que para 40% dos respondentes a utilização da capacidade instalada esteve abaixo do usual para o mês de novembro. O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, explicou em nota, que entre os empresários industriais sul-mato-grossenses, ainda há expectativa de estabilidade para os próximos seis meses. 

“O empresário industrial de Mato Grosso do Sul acredita que nos próximos seis meses o nível de demanda por seus produtos, o número de empregados e as exportações devam permanecer estáveis. Os índices de expectativa das três variáveis marcaram 50,4, 50,4 e 51 pontos, respectivamente”, enumerou.

Empregados – Em dezembro, 15,3% das empresas responderam que esperam aumento nos próximos seis meses, sendo que no último levantamento eram 9,3% nessa condição. Enquanto 18,8% apontaram que esse número deve cair contra 26,7% na pesquisa anterior. Já as empresas que acreditam que o quadro de funcionários se manterá estável responderam por 65,9% do total, contra 64,0% no mês anterior.
 
Exportações – 15% das empresas esperam aumento nas exportações de seus produtos nos próximos seis meses, enquanto no último levantamento eram 11,1% nessa condição. 

(Foto: Divulgação/Fiems)