Pular para o conteúdo
Economia

MS é o 1º no ranking de Estados que mais contratou que demitiu em 2016

Três Lagoas foi a cidade que mais contratou 
Arquivo -

Três Lagoas foi a cidade que mais contratou 

Na contramão do cenário geral brasileiro, foi o Estado que fechou o ano de 2016 com o melhor saldo de contratações em relação às demissões de todo o período. Apenas outros três Estados brasileiros contrataram mais do que demitiram durante o ano: Goiás, Mato Grosso e Roraima.

O município de Três Lagoas, localizado a 325 quilômetros ao leste de , foi o carro chefe das contratações do Estado, e o maior responsável pelo saldo azul. Graças em grande parte à produção de celulose para exportação, que se beneficiou com a desvalorização do dólar, a cidade conseguiu fechar o ano com 2.639 contratações a mais do que demissões.

Esse cenário positivo se repetiu em outras 11 das 14 cidades de Mato Grosso do Sul com mais de 30 mil habitantes, que tiveram mais contratações do que demissões. A maioria das perdas de postos de trabalho se concentraram em Campo Grande, que acumulou mais de 34 mil demissões durante todo o ano.

O número do saldo de contratações em relação a demissões do Estado (7.976) é bem superior ao do segundo e terceiro colocados, Goiás (4.473) e Mato Grosso (3.049). Roraima foi o único Estado brasileiro fora do Centro-Oeste que conseguiu alcançar um saldo positivo, ficando bem atrás dos outros três, com 625 contratações a mais que demissões.  

Centro-Oeste

De acordo com o coordenador de estatísticas do Ministério do Trabalho, Mário Magalhães, a concentração da criação de empregos no Centro-Oeste pode ser explicado pela predominância do agronegócio e pela produção com mercado internacional. “No geral, é o agronegócio que tem evitado que o desastre do emprego no Brasil seja ainda maior”, disse o ministro ao portal UOL.

A região só não fechou o ano com um saldo positivo por completo por causa de , que teve 20.155 demissões a mais do que postos de trabalho criados. Mesmo assim, o saldo negativo do Centro Oeste (-4.657) ainda foi muito inferior ao das outras regiões, como Sul (-53 mil) e Sudestes (-465 mil), que concentrou o maior número de demissões.

Em todo o Brasil, o cálculo do Ministério do Trabalho é que o total de demissões tenha ultrapassado em 751 mil o número de contratações durante o ano de 2016. Apesar da crise, o cenário é melhor do que o de 2015, quando nenhum Estado brasileiro havia conseguido fechar o ano com saldo positivo. 

(sob supervisão de Jessica Benitez)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

Últimas Notícias

Trânsito

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

A vítima ficou presa às ferragens

Cotidiano

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Chamas foram contidas, mas vento fez com que o fogo voltasse no local

Polícia

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

A vítima estava na companhia do irmão

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital