Pular para o conteúdo
Economia

Marun acredita que principal batalha do país é ajuste fiscal

“É preciso responsabilidade na gestão das contas públicas”, diz ele
Arquivo -

“É preciso responsabilidade na gestão das contas públicas”, diz ele

 

O deputado federal Carlos Marun (PMDB) afirmou na tarde desta segunda-feira que a principal batalha do país é o ajuste fiscal. As PECs (Proposta de Emenda à Constituição) 257 e 241 e o Marco Regulatório do , segundo ele, são a saída para a crise. As propostas congelam e limitam os gastos públicos, e trazem investimentos para o Pré-sal.

“Precisamos colocar um teto nas despesas públicas, tanto para os estados, quanto da União. Estamos estabelecendo PEC que limita gastos do Governo Federal. Estamos convencidos que a forma de crescimento, que aconteceu no Governo Lula, se esgota. O gasto de dinheiro público sem parcimônia, e isso não se sustenta. É preciso responsabilidade na gestão das contas públicas”

Marun acredita que principal batalha do país é ajuste fiscalA /2016 congela os gastos públicos por 20 anos, período em que o dinheiro economizado será usado para o pagamento da dívida pública. E, caso haja descumprimento ao limite de gastos, o órgão ou Poder Público serão penalizados nos anos seguintes com a proibição de medidas que aumentem o gasto público, como o reajuste salarial de servidores públicos.

Segundo Marun, o Brasil está no limite da carga tributária. “A ideia é não aumentar, mas fazer ajuste pela diminuição da despesa”, cita. Ele espera que a proposta seja logo aprovada no Congresso Nacional para que o novo cálculo para os gastos públicos seja aplicado no ano que vem.

O deputado disse que a crise econômica fez com que a também tivesse prejuízo. “A Petrobras não tem recurso para fazer investimento. Nós estamos propondo que a Petrobras não exerça o direito de preferência, que é de 30%. E assim, pode sim ser licitada aquela área para exploração, podendo participar empresas nacionais ou estrangeiras. Ou seja, se a Petrobras diz que não tem nem os 30% para investimento, aí sim será feito investimento de outras empresas”, explica Marun sobre o Marco Regulatório do Pré-sal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professor é assassinado com vários golpes de foice após negar dinheiro a grupo em MS

Caravana de Castração atendeu mais de 1 mil animais no interior de MS

bolsa família

Bolsa Família: Beneficiários com NIS final 2 recebem parcela de julho nesta segunda-feira

Família de Preta Gil quebra silêncio após morte da cantora: ‘Momento difícil’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Mulher é agredida após não deixar marido comprar drogas em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Cursinho pré-vestibular da UFMS fecha as inscrições nesta segunda-feira

A universidade oferece 100 vagas para participar das aulas on-line pré-vestibular

Famosos

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Carolina Dieckmann estava nos Estados Unidos, onde Preta Gil passava por um tratamento, quando a amiga morreu; veja as últimas fotos dela em vida

Emprego e Concurso

Funtrab oferece 793 vagas de emprego nesta segunda-feira em Campo Grande

As vagas são em diversas áreas e níveis de especialização

Brasil

Lula está no Chile e participa de reunião sobre defesa da democracia

Também participam os presidentes do Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai