Taxa será questionada na próxima reunião do CMN

Uma resolução que aumentou a taxa de juros do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) para investimentos no , deverá ser questionada por representantes do Governo do Estado. A medida foi aprovada na última quinta-feira (30), em uma reunião do Conselho Monetário Nacional.

Com a resolução, os juros nos contratos do FCO Rural aumentaram em até 2,5%, dependendo do perfil econômico do solicitante. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, classificou o aumento como “inadequado”, e disse que a taxa pode impedir o crescimento dos investimentos no .

Verruck preside também o Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO. Segundo nota publicada no site do Governo do Estado, ele acredita que o financiamento é fundamental para incrementar as atividades rurais em Mato Grosso do Sul, principalmente dos pequenos negócios e pequenos produtores.

Segundo o secretário, ainda é possível reverter o quadro, como o que aconteceu no início do ano quando os Estados do Centro-Oeste se reuniram para barrar aumentos nas taxas do FCO Empresarial, área do fundo que lida com empréstimos para a e o comércio. Ele afirma ainda que “apesar dessa situação, as taxas ainda ficam abaixo da inflação e são atrativas e competitivas para o produtor”

A próxima reunião do Conselho Monetário Nacional, quando a taxa deve ser questionada, será na quarta-feira (6), em -DF, e contará com a presença de todos os governadores do Centro-Oeste.