Governo pretende questionar aumento de juros para investimentos em agronegócio

Taxa será questionada na próxima reunião do CMN

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Taxa será questionada na próxima reunião do CMN

Uma resolução que aumentou a taxa de juros do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) para investimentos no agronegócio, deverá ser questionada por representantes do Governo do Estado. A medida foi aprovada na última quinta-feira (30), em uma reunião do Conselho Monetário Nacional.

Com a resolução, os juros nos contratos do FCO Rural aumentaram em até 2,5%, dependendo do perfil econômico do solicitante. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, classificou o aumento como “inadequado”, e disse que a taxa pode impedir o crescimento dos investimentos no agronegócio.

Verruck preside também o Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO. Segundo nota publicada no site do Governo do Estado, ele acredita que o financiamento é fundamental para incrementar as atividades rurais em Mato Grosso do Sul, principalmente dos pequenos negócios e pequenos produtores.

Segundo o secretário, ainda é possível reverter o quadro, como o que aconteceu no início do ano quando os Estados do Centro-Oeste se reuniram para barrar aumentos nas taxas do FCO Empresarial, área do fundo que lida com empréstimos para a indústria e o comércio. Ele afirma ainda que “apesar dessa situação, as taxas ainda ficam abaixo da inflação e são atrativas e competitivas para o produtor”

A próxima reunião do Conselho Monetário Nacional, quando a taxa deve ser questionada, será na quarta-feira (6), em Brasília-DF, e contará com a presença de todos os governadores do Centro-Oeste.

Conteúdos relacionados