Pular para o conteúdo
Economia

Com problemas climáticas, área colhida das lavouras de milho de MS alcança 26%

Perdas já chegam a 208 mil hectares
Arquivo -

Perdas já chegam a 208 mil hectares

 

A colheita da 2ª safra de em Mato Grosso do Sul atingiu 26,4% das lavouras plantadas, de acordo com o Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do ), ferramenta da /MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27).

A região norte de Mato Grosso do Sul é a mais avançado de colheita, com 33,7% concluído. Fazem parte desta região os municípios de Sonora, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Paraíso das Águas, Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã e Bandeirantes. Entre essas, São Gabriel do Oeste é o que está com a colheita mais avançada, com 40% da área concluída.

No sul do Estado, 27,7% dos grãos plantados foram colhidos. Essa região compreende as cidades de , Bonito, Caarapó, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Vicentina, Amambai, Aral Moreira, Douradina e Juti. Esses quatro últimos municípios têm 35% das lavouras já colhidas.

Com problemas climáticas, área colhida das lavouras de milho de MS alcança 26%Já na região central de MS, 17,8% foi colhido, o que inclui as cidades de Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, , Terenos e Rio Brilhante. Esta última tem a colheita mais avançada, com 20% da área finalizada. Todos esses municípios listados, que pertencem às três regiões mencionadas, são acompanhados semanalmente pelos técnicos do Siga MS, que verificam o desenvolvimento das culturas de milho e soja no Estado.

Projeção

A estimativa de área plantada de milho permanece em 1,740 milhão de hectares. Já a estimativa de área colhida total, acompanhada pelo projeto Siga MS, é de 416 mil hectares.

Em relação à produção, a projeção é de 6,2 milhões de toneladas, com produtividade média de 59,9 sc/ha. Esses números indicam que, em relação à safra de milho 2014/15, configura-se queda de 31,83% na produção, uma vez que o Estado produziu 9,1 milhões de toneladas na última safra.

Mas, o Estado ainda tem perdas devido a problemas climáticos. Esse fenômeno pode ter impactado diretamente 208 mil hectares de plantações de milho segunda safra, principalmente em municípios do extremo sul do Estado, como Laguna Carapã, Ponta Porã, Amambai, Caarapó, Antônio João, Aral Moreira, e ainda municípios do centro-­sul, como Sidrolândia e Rio Brilhante.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF esperam “milagres”

título eleitor eleitores

Mais de 92 mil eleitores em MS podem perder o título caso não regularizem

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Últimas Notícias

Mundo

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Anunciou o bloqueio de US$ 2 bilhões em verbas

Cotidiano

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Via Sacra encenada recorda crucificação e morte de Jesus Cristo

Trânsito

BR-267 ficou interrompida por mais de três horas em trecho com transbordamento

Rota alternativa no trecho é por Caracol, porém, também estava interditada

Cotidiano

Choveu mais da metade do esperado para o mês em Campo Grande nesta sexta

O esperado do mês é de 81 mm