Falta de chuva prejudica plantio na região norte do Estado

O plantio de soja atingiu 53% da área plantada na safra 2015/2016, segundo relatório do acompanhamento da safra divulgado nesta terça-feira (27) pelo SIGA (Sistema de Informação Geográfica do ). A região norte do Estado registra o plantio mais atrasado devido a falta de chuva nas propriedades. 

De acordo com as informações da APROSOJA-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), na região sudoeste/sudeste a porcentagem de plantio atingiu 64,1% e na região centro/norte a estimativa é de 23,9%.

O relatório ainda cita a falta de chuva na região norte do Estado como um dos motivos pelo qual o plantio está atrasado na região. No centro do Estado, os produtores estão aproveitando o bom momento dos preços obtidos pela soja para realizarem a venda antecipada do grão.

Aral Moreira, Amabaí e Laguna-Carapã são as cidades onde há o maior plantio do grão, com cerca de 90% da área já coberta. Coxim e Camapuã têm a menor área plantada, menos de 10%.

Os dados foram obtidos em entrevistas a 52 proprietários dos principais municípios produtores de soja do Estado entre os dias 19 e 22 de outubro. 

Plantio de soja atinge 53% da área em Mato Grosso do Sul