Parado desde 2004, terminal portuário de Murtinho será reativado nesta terça

Governador estará na reabertura, que terá embarque de 6 mil toneladas de açúcar

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Governador estará na reabertura, que terá embarque de 6 mil toneladas de açúcar

O terminal Portuário de Porto Murtinho, que está parado há 11 anos, será reaberto nesta terça-feira (20) com embarque de 6 mil toneladas de açúcar a granel. O início das operações está previsto para às 9h com a participação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, e outras autoridades.

A Usina Eldorado MS é responsável pela comercialização da carga de açúcar, que será transportada por 2.200 km nos rios Paraguai, Paraná e Uruguay, até ser chegar à cidade de Payssandu, no Uruguai.

Segundo o diretor da APPM (Agência Portuária de Porto Murtinho), Michel Chaim, “além destas 6 mil toneladas iniciais também estão previstas outras 40 mil toneladas para serem escoadas por Porto Murtinho no transcurso de 2015. Esta operação é mais do que simbólica, pois servirá para desmitificar todas as dúvidas sobre a capacidade técnica e habilitação jurídica do terminal para operar”.

Para o secretário titular da Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Jaime Elias Verruck, o porto é um importante ponto de escoamento de Mato Grosso do Sul. “Um dos compromissos que assumimos na gestão do governador Reinaldo Azambuja é o de trabalhar para que nossas commodities tenham um preço competitivo para exportação. Nesse sentido, a reativação do terminal de Porto Murtinho é fundamental. A meta do governo do Estado é otimizar ao máximo a malha logística existente, seja rodovia, ferrovia e hidrovia, para o efetivo desenvolvimento de uma estrutura intermodal de escoamento para o mercado externo”, disse ele.

A estimativa do Governo do Estado, segundo o secretário, é de que, após a reabertura do terminal de Porto Murtinho, sejam escoadas 300 mil toneladas pelo local no ano de 2016. “Estamos sendo favorecidos, pois além dessa carga de açúcar – cujo embarque já sinaliza a viabilidade desse modal – temos uma produção recorde de grãos. Somente de milho, Mato Grosso do Sul exportou 3,5 milhões de toneladas neste ano. De fato, temos hoje um volume disponível para exportação que há alguns anos não existia. Produtores de soja, milho e açúcar se beneficiam ainda de um bom momento no mercado internacional em função do câmbio”, acrescenta Jaime Verruck.

Ele ainda ressaltou os esforços que o governo do Estado tem promovido para a retomada do transporte ferroviário em Mato Groso do Sul para a reativação e melhor aproveitamento de outros portos existentes no Estado, como os de Bataguassu e Corumbá. “Já iniciamos as tratativas com o governo federal e demais agentes envolvidos. Estamos buscando empreendedores e fazendo o que compete à administração estadual. No caso de Porto Murtinho, teremos um programa de incentivos fiscais para a operação do terminal portuário, dessa forma daremos condições favoráveis para que os produtos que forem escoados pelo local tenham competitividade no mercado internacional”, informou Verruck.

Histórico

O porto interrompeu suas atividades devido a uma ação civil pública que tramita na Justiça desde 2004 questionando concessões de licitação. Hoje o empreendimento tem o controle acionário de um grupo argentino.

Com capacidade para 500 mil toneladas/ano de grãos, o porto movimentou nos primeiros cinco anos 400 mil toneladas de produtos diversos, como cimento, açúcar, soja e fertilizantes. A unidade também está apta para o transporte de gado em pé, conforme licenciamento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em 2009.

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